quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A Casa do "Causo"

Gente,
Transcrevo aqui uma carta que Ibira mandou em 1984, sobre a família Sandes de Sá.

Rita.






 A CASA DO CAUSO

Contar tudo é quase um absurdo, restaria sem dúvidas o pequeno detalhe, pois sem uma dose certa de bom humor, perderia o espírito festivo, que posso caracterizar a casa de minha tia, na próspera Capital ALAGOANA, Maceió.
São nove primos, dois casados, não vivem com minha tia. O resto, sete, uma turma que tem muito a contar.
São notáveis na arte do riso, do caso cheio de bom humor. Reunidos, parece mais uma festa de ciganos.
Material para crônicas não falta. As personalidades são interessantes, divertidas e bem inteligentes.
O cotidiano é sempre uma surpresa para qualquer visitante.
Cuidadosamente não, porém, posso descrever rudemente um ambiente familiar bem exótico e talvez indiscrítivel.
Minha tia, sem dúvidas, talvez com o tempo se acostume com a gritaria e os modos excêntricos.
PAULO, um comediante nato, inspirado na mais pura filosofia do humorismo.
SALETE, moralista e muito amigável, conversa o suficiente para envolver a todos.
RITA, tranquila e turbulente, possui contrastes interessantes.
SERGIO, o artista dos artistas, o dono de show diário.
SÍLVIO, o mestre falsificador, seria um tema muito interessante para AGATHA, dono de uma tempestade de emoções e meio mundo fulminante!
PETRÚCIO, dono de um sorriso fácil e amigável, sem dúvida, e dono de uma doçura e agressão notável.
JÚLIA, a negrinha mais sapeca que conheço, os olhos são pequenos e faceiros, capaz de captar muito e traduzir para um mundo vasto da infância.
Tem de tudo, o que mais me intriga é saber que no meio deste cotidiano hilariante e curioso, o certo é não saber o que fazer, pois a cada minuto a clã SANDES DE SÁ reserva uma surpresa.


                                     Con Mucho Gusto!

                                                               Ibira, 1984.

16 comentários:

  1. Não entendo o motivo d´eu ser o primeiro da lista !? ahahahah

    ResponderExcluir
  2. Pôxa Rita,
    Essa você tirou do fundo do baú. Lá se vão, quase vinte e oito anos. É por isso que me orgulho muito desses meus meninos. Já naquela época, Ibira já tinha talentos literários.
    Imagine agora. Ela e Adilma se quisessem dariam excelentes escritoras.
    Adelmar tinha muito orgulho dos seus rebentos. Também, não era para menos.
    Adorei ler a "Casa do Causo". Excelente!
    Muito bem retratado essa época em que vocês eram adolescentes.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo o texto acima. So nao apareceu Netinho nem Zelberto.

    ResponderExcluir
  4. Netinho e Zé Alberto com certeza não estão nessa relação porque já não moravam em casa, tínhamos pouco contato com "ambos os dois".

    O texto tá show de bola!

    ResponderExcluir
  5. Sergio,

    Zé Alberto e Netinho, não estão no texto porque Ibira conta a vivência que teve com os sete primos.
    No início ela esclarece isso. (São nove primos, dois casados não vivem com minha tia)

    ResponderExcluir
  6. Gentem.., tenham ´paciência´, pois, Sergio lê mas não presta ATENÇÃO ou não entende !!! AHAHAHAHAH

    ResponderExcluir
  7. Rapá, naquela época Salete já conversava o "suficiente" pra envolver?
    Brincadeira!!!!(hihihi)
    Kokda, se prepare pra "pegada de ar" de Serhrio.(hehehe)

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da postagem, parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  9. Mr Kokada, vai lavar o Pinniko que vc derrubou o barro e limpar a bunda com folha de cansancao!!!

    ResponderExcluir
  10. Agora, se puxar para o lado da putaria e palavrão não tem pra ninguém, só dá Sérrio Sandes... isso já antes de Ibira vim conferir/presenciar em 1984 !!!
    Eh por isso, que quando ele falava que ia para Londres, todos achavam que era mais alguma putaria e/ou presepada.

    ahahahahahahahah

    ResponderExcluir
  11. O pobrema é:

    Qual a mais impecável na escrita?

    Ibira X Adilma

    ResponderExcluir
  12. Estou pensando em mudar meu nome, me custa apenas £ 50,00 libras pra ter minha naturalizacao britanica mudada, meu passporte e identidade. Que achas de mudar o nome para Joseph Putherogildho d'Sanders. Soa chique nao? hihihihi
    Netinho, em materia de escrita, acredito que seja Adilma, mas nao tenho 100% de certeza porque Ibira mal escreve por aqui.

    ResponderExcluir
  13. ADILMA; IBIRA; UBIRATAN E GETULIO são todos bastantes inteligentes, para mim são impecáveis.

    ResponderExcluir
  14. Serhrio, as duas são feras, não vejo diferença.
    Vale lembrar também que Ibira já lançou um livro:
    (Um estudo sobre as fontes legais da Educação Ambiental no Brasil). Escutei sua entrevista quando do lançamento do mesmo, em uma rádio da Bahia, pela internet, lógico.(hehehe)

    ResponderExcluir
  15. Tchia Angelica orgulhosa25 de dezembro de 2011 às 20:54

    Muito bem lembrado Petrus.
    O livro que Ibira lançou, muito bom por sinal, só não teve repercursão porque a mesma não é filha de político, escritor, embaixador e etc.
    Coisas do Brasil, infelizmente.

    Rita, muito obrigada pelos elogios aos meus "meninos".
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Olá pessoal,

    Adorei a lembrança da minha querida prima. Tenho muitas saudades de vcs. Espero que em 2012 possamos nos encontrar um pouco mais. E ainda considero a clã Sandes de Sá a mais interessante. São personagens maravilhosos. Aproveito para desejar à todos (as) um Feliz 2012 e agradecer a lembrança generosa. Tudo de bom.

    "Que a estrada se abra à sua frente,
    Que o vento sopre levemente em suas costas,
    Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
    Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
    E até que nos encontremos de novo...
    Que os deuses lhe guardem na palma das suas mãos. FELIZ 2012 pra todos nós !"

    ResponderExcluir