segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Duas mil e onze superações


“A minha certeza, nesse ano difícil (que espero mudar LOGO), foi de que realmente tudo passa. Pode ser o que for, mas passa. Então, é hora de dar adeus aos dias que se foram e acreditar que novos dias virão. O nome disso é esperança. Ela se concretizará? Não sei. É o mistério do futuro, mas é preciso tentar e não desistir.”
Adilma, Sopa de Mãe, 29.12.10

Dois mil e onze foi um ano muito especial para mim. Em janeiro estava sem perspectiva: desempregada desde a metade de 2010, meus dias se resumiam a mandar currículos e tentar fazer contatos. As entrevistas eram marcadas e eu sempre era descartada. A desculpa era variada. Numa delas, após passar por uma dinâmica de grupo que durou uma tarde, dias depois (porque passei na dinâmica), uma prova que durou 4h, mais outros dias (porque passei na prova), numa entrevista coletiva, ouvi do dono da empresa a seguinte pergunta: “Quantos anos você tem? Eu preciso de pessoas jovens na minha empresa.”

Fiquei, por uns instantes, perplexa. Respondi para ele que a uma mulher não se perguntava a idade, era deselegante. E se ele precisava de jovens na equipe deveria ser criterioso na seleção inicial, afinal não era nada produtivo marcar entrevistas com pessoas que não estavam no perfil desejado pela empresa. Algum “jovem empregado” (falei com todo o sarcasmo que eu poderia empreender nas palavras) estava indo contra a visão da organização... E ele, que era o dono, deveria instruir melhor esse “jovem empregado” para evitar perda de tempo.

Saí do prédio com lágrimas nos olhos, triste e vazia. Por uns instantes fiquei pensativa, parada. Quando de repente resolvi levantar a cabeça e voltar para casa. O que eu poderia fazer? Desistir? Sim, desistir DAQUELA empresa, mas não de procurar outro trabalho. E os dias se passaram. Com eles quase perdi a esperança.

Minha tchia, como sempre, ficou ao meu lado e me ajudou, inclusive financeiramente, sem cobranças. Apenas me dizendo para eu não deixar de ter fé, que tudo ia passar. Muitas vezes liguei para ela e desabei no choro, infeliz e arrasada. E ela me dizia: calma, não perca a fé em Deus. Ele sabe o que faz e você precisa ter paciência, aprender com o sofrimento e entender para não cair no mesmo erro.

Paulo, esse cara que é meu primo, mas deveria ser meu irmão de sangue, também me ajudou e eu jamais esquecerei. Sergio, esse doido que é meu primo também, mas assim como Paulo deveria ser meu irmão de sangue, me ligava de Londres só para me perguntar como eu estava. E me fazia rir. E esquecer as minhas “amalguras”.

Em dezembro do ano passado eu participei de um projeto de caridade e foi maravilhoso me doar daquele jeito. Em janeiro João, Laura, Luiza e Gabriela passaram no vestibular de universidades federais, fiz uma entrevista numa empresa e me pediram para aguardar. Aguardei mandando currículos e sendo “despachada” inúmeras vezes. Em março: Nanda começou a estudar noutro curso; bateram no meu carro (eu desempregada!); Em junho: ensinei João a dirigir; fui chamada pela empresa que fiz a entrevista em janeiro (uma delas) e comecei a trabalhar; Nanda arrumou um trabalho também na mesma semana que eu! Paulo se mudou para o apartamento dele! Em julho Matheus entrou na UFAL. João tirou a carteira de motorista; Nanda passou no vestibular de arquitetura. Eu fiquei orgulhosa. Que ano de mudanças... E isso sem mencionar todas, pois não me recordo ou não sei.

Grandes vitórias e conquistas na minha vida. Aprendi uma grande lição: na vida não podemos desistir nunca. Se estiver difícil, pode chorar e se lamentar, mas não desista. Lute pelo que quer. Persista. Tudo, tudo vem a seu tempo. Na hora da dor achamos que nada disso é verdade, mas é.

Agora, chegando o Natal, época em que independente de qualquer coisa, é importante o sentimento de fraternidade, eu simplesmente quero agradecer e repartir essa minha experiência com vocês. Agradeço a Deus, agradeço aos espíritos de luz que me apoiaram, agradeço a Paulo, a Sergio, a Sílvio, a minha tchia, a meus filhos. Eu sei que ainda tenho muito que aprender acerca de humildade, perseverança e deixar o orgulho de lado. Mil vezes obrigada meu Deus!

O ano se vai. Sei que novos problemas vão surgir, mas estarei em pé e firme. E que as alegrias não me façam pensar que a vida é só delas. E que meu orgulho não me afaste das pessoas.

FELIZ NATAL FAMÍLIA! QUE DEUS CONTINUE NOS ABENÇOANDO.

Adilma, que em breve postará novas notícias com certeza! Esperem.

14 comentários:

  1. Adilma, depois da ´cobrada´ por e-mail, faço questão de ser o 1.o a comentar, o seu interessantíssimo POST ( sempre perfeito )... Como já te disse por telefone na semana passada fiquei e estou muito feliz com sua superação e além de orgulhoso, sinto gratificado em ter tido oportunidade de contribuir de alguma forma com tudo isso.

    VAleu minha prima-irmã, mais uma VEZ: MEUS PARABÉNS, VOCÊ MERECE !!!

    Valeu Tio Adelmar...

    ResponderExcluir
  2. Adilma, parabéns por tudo!

    ResponderExcluir
  3. Minha prima, falta só incrementar com o título do post. Minha sugestão seria: 2011 Superações. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Adilma, por tudo! Inclusive pelo post, como sempre você é brilhante com seus textos.
    =)

    ResponderExcluir
  5. Em relação a sugestão de Petrúcio, e foi essa quantidade de superações: 2011 !!! ahahahah

    Eu não gosto de briga !!! ahahahagain

    ResponderExcluir
  6. Adilma, quem se lascou com essa história ( sua superação ) foi o SOPA de Mãe, perdeu em quantidade e qualidade, fazer o quê ? A vida é assim como ele É ! NUNCA SE TEM TUDO !!! AHAHAHAHMAISUMAVÊZ

    ResponderExcluir
  7. Adilma,

    Seu post é simplesmente "zero" defeito , sempre
    há espaço para quem é competente, lembro-me
    bastante de Tio Adelmar em se tratando de reclamação , para ele tudo estava numa boa e sempre batalhando.

    Beijão para todos

    ResponderExcluir
  8. IDEM O COMENTÁRIO DE NETINHO, e mais quem puxou aos SÁ e Sandes, estão sempre a superar tudo, e todas as barreira, que sempre surge na vida de todos, tiramos tudo de letra, com muita fé, coragem e muita batalha, somos gerreiros, desejo muita paz e amor, neste NATAL E ANO NOVO e em todos os dias de sua vida. bj.

    ResponderExcluir
  9. Adilma,
    Muito sabiamente disse Raul Seixas.
    "E não diga que a vitória está perdida pois se é de batalha que se vive a vida; Tente outra vez."

    E esse ano, o meu Natal será perfeito, pois reunirei todos aqui em casa, inclusive Getulio que tem mais ou menos dez anos que ele não passa um Natal conosco. Tudo como nos velhos tempos. Graças a Deus.

    E sabe qual o melhor presente para mim neste dia?
    "VOCÊS EXISTIREM EM MINHA VIDA!"
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Eu nem me dei conta que não tinha colocado um título no post.

    É isso aí minha gente - que ano esse! Ainda não está tudo resolvido (é claro) mas realmente foram dias difíceis e notícias fabulosas que se sucederam.

    Eu também só tenho a agradecer a Deus por tudo! E a cada um que me incentivou e ajudou nessa minha jornada dura. Obrigada pelas palavras também.

    Tchia: felizes somos nós por tê-la nas nossas vidas.

    Bjão!

    ResponderExcluir
  11. Adilma, eu vi que vc tinha postado esse post quando cheguei ao trabalho, queria entrar no internet pra ler, mas usar o PC da empresa pra checar Sopa de Mae, sem chance. Tentei no meu celular e esquecir que nao tinha os oculos, tentei o zoom do phone e perdir a paciencia. Cheguei em casa e a primeira coisa que fiz foi abrir o Sopa e me deparar com esse belissimo texto. As vezes fico a me perguntar porque vc ainda nao escrevei um livro.Assunto eh que nao vai falar e se faltar, posso ligar pra vc e tenho uma toneladas de emocoes pra te contar. Somos uma familia de batalhadores. Tio Adelmar com certeza esta olhando por todos nos, assim como toda a espitualidade. Vc apenas passou por provacoes e fico feliz que vc superou e nao tinha duvidas disso. Te desejo de coracao um felicissimo Natal e que 2012 seja um ano maravilhoso para todos nos.
    beijos no seu coracao.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Sergio! Tenho vontade de escrever um livro sim, mas preciso ter ideias...

    Obrigada pelas palavras, principalmente pelos incentivos que me deu em momentos em que eu não tinha mais esperança nenhuma. Valeu mesmo!

    Bj!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Adilma, se eu dependesse de incentivo para ter vindo a Londres, eu por aqui nao estaria. A minha esperanca de crescer, de viajar, de conhecer o mundo nunca deixou de existir, mesmo nos piores momentos.
    Eu tinha certeza que voce, como eu, e como toda nossa familia, jamais iremos parar de sonhar por dia melhores e concretiza-los!!! beijos

    ResponderExcluir
  14. Que mudanças, hem!?, parabéns pela persistência.
    Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir