segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Perdi e achei meu título

Esse ano, como desde o início ficou determinado que era preciso apresentar o título e um documento com foto no dia da eleição, precisei tirar uma segunda via. Felizmente foi rápido, mas a entrega demorou 30 dias. Estava no shopping quando me lembrei que poderia estar pronto e fui pegar.

Faltavam 10 minutos para encerrar o expediente. O funcionário, um senhor baixinho, cabelo branco, pele escura e muito oleosa, óculos na ponta do nariz, andou até mim, olhou para o relógio, fez um sinal negativo com a cabeça, e disse que aquilo não era hora de se pegar título (?!) ele estava louco para ir embora. Não levei o recibo e ele ficou ainda mais contrariado, porque (pasmem!) os títulos ficam armazenados pela data de solicitação! Felizmente me lembrei da data em que pedi. Com tantas formas de arquivo eles escolhem a pior, em minha opinião.

O homem quase se nega a procurar e ficou reclamando muito mau humorado. No entanto, marquei o tempo: em apenas um minuto eu já estava com o título na mão, após assinar o protocolo de recebimento. Os títulos ficam ordenados pela data da solicitação e depois por ordem alfabética. O meu era o primeiro.

Nesse mesmo dia, ao chegar em casa, num lampejo lembrei-me onde estava a primeira via. Logo em seguida o Tribunal resolve voltar atrás e não pedir mais o título. Ninguém merece! Mas, tudo bem. Não paguei nada, nem virei noite na fila como aconteceu com muita gente por aqui.


Adilma

8 comentários:

  1. Adilma, eu aqui em Londres enfrentei um fila gigantesca para votar no consulado brasileiro, mas por incrivel que pareca, a fila andou rapida. Quando cheguei pra votar eles me deram um titulo novo(ja e' a segunda vez que fazem isso) mostrei meu passporte, assinei a lista e fui votar. Pronto!
    Nao conseguir entender porque trocaram meu titulo pela terceira vez.
    No dia 31 la vai eu outra vez votar em pessoa que nao tenho a minima ideia quem sao, felizmente, aqui so somos obrigados a votar para presidente do Brasil e pronto!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Sergio,

    O voto é em urna eletrônica ou em papel? Eu não tenho ideia de como é fora do país.

    E por que vc andou sumido? Muito trabalho?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Adilma!
    A urna aqui e' eletronica, entretanto tive que assinar uma lista para pegar meu novo titulo de eleitor. Nao demorei muito na minha seccao porque os eleitores que votam na mesma sao os brasileiros mais antigos de Londres e acredito que eles nao tenham adicionado mais eleitores na mesma. Enquanto a minha seccao foi rapida outras a fila era enorme.
    Eu tenho andado sumido porque alem de ter muito trabalho(minha chefe foi despedida e eu assumir a posicao dela, sou o Gerente de Eventos)iniciei minhas aulas na universidade.
    Nesse momento estou comendo e olhando para o relogio e tenho que sair rapido para ir trabalhar.
    Tenha um otimo dia!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Adilma,

    Tive meu Titulo roubado a pelo menos 10 anos
    atras , mas , sempre votei apenas com a Identidade
    tirei a segunda via em aproximadamente 5 minutos ,
    fiquei extremamente satisfeito com a eficiencia do TRE , entretanto , quanto me apresentei, o funcionário disse: Moço tirei fotocópia da identidade, aí tiver que andar 1/2 hora a pé ,
    Pode?

    Agora 30 dias para entregar um titulo em Salvador, não é um pouquinho só prequiça?
    hahahahahahahahahah....

    ResponderExcluir
  5. Adilma, a baiana que NÃO é preguiçosa!6 de outubro de 2010 às 10:41

    Você sabia que a Bahia foi pioneira (na metade dos anos 90) na implantação do Serviço de Atendimento ao Cidadão - SAC, onde estão reunidos diversos órgãos públicos para atendimento - e até ganhou prêmio das Nações Unidas pela iniciativa?

    Depois foi seguida por outros estados brasileiros, como São Paulo, (Poupa Tempo) e até fora do país, em Portugal.

    Só que com o decorrer dos anos a coisa foi sendo deteriorada aqui em Salvador, notadamente no SAC Iguatemi. Talvez, não sei, por conta de desafetos políticos, algo inadmissível, mas que ocorre: o governo que implantou era de um determinado partido e quem ficou depois não deu o devido valor para dar continuidade. Isso não é tônica em todos os postos, mas o atendimento ficou mais lento em alguns.

    A realidade atual é que alguns serviços demoram muito mesmo, não sei por qual motivo: ineficiência? Falta de visão? Despreparo administrativo? Falta de recursos? Ingerência? Preguiça? Súbito, mas prevísivel, aumento na demanda em razão da necessidade de apresentação do documento na eleição?

    Infelizmente, a gestão pública varia de lugar para lugar. Eu também acho um ABSURDO se levar 30 dias para receber um título. Em alguns lugares do Brasil recebe-se a carteira profissional uma hora depois da solicitação (mesmo com essa greve que durou cinco meses), enquanto que em outros locais pode-se levar até quatro meses (e não é na Bahia!) para receber o documento. Enfim, são coisas do Brasil que a gente não consegue entender, nem justificar.

    ResponderExcluir
  6. Essa burocracia me mata Adilma. Todos os documentos deveriam ser feito num mesmo local e todos digitalizados. Se o governo investisse serio nessa area, a metade do pessoal iria perder o trabalho porque com um c omputador vc pode tirar o trabalho de muita gente porisso que nosso governo nao tem muito interesse de trabalhar nisso. Cortar empregado gera perda de votos!

    ResponderExcluir
  7. Sergio,

    O ideal é um número único, tipo o CPF, a região do país onde é tirado está identificada e fim de papo, mas isso significa alterações profundas em base de dados e adequação de plataformas de sistemas totalmente diferentes.

    O governo não modernizou em tempo hábil sua estrutura e em termos de tecnologia sabemos o que significa.

    O que eu acho burrice é para se tirar uma 2ª via da carteira de identidade, por exemplo, aqui em Salvador, mesmo estando com a outra em mãos, ser preciso mostrar certidão de nascimento original. Isso me deixe besta!! Se os dados estão no sistema, para que a certidão de nascimento? Aqui o documento é pedido, o funcionário olha e devolve. Simples!!! Como diria Rita.

    ResponderExcluir
  8. Esse negocio de mostrar a certidao de nascimento e' otimo para os picaretas.
    Pra vc ter uma ideia, muitos brasileiros sao deportados aqui na Inglaterra. Como o nome do cara esta sujo no sistema, aonde consta data de nascimento, nome completo etc, o cara fica impossibilitado de entrar aqui por 5 anos, ai, o mesmo chega no Brasil, pega o certificado de nascimento de um irmao ou amigo e depois disso tira uma identidade e logo em seguido um passaporte com o nome de uma outra pessoa mas com a fotografia do mesmo! simples!
    Algo tem que mudar no Brasil na area de identificacao e rapido!

    ResponderExcluir