quinta-feira, 28 de julho de 2011

Brasil, Brasis e Brasília





" (...) sendo um só Brasil é também uma constelação de brasis; possuindo um valioso passado "útil" ou "utilizável", defronta-se com um futuro cheio de desafios à sua capacidade de ação orientada pelo que, nas suas elites e no seu povo, seja imaginação criadora. Imaginação científica associada à poética" 

Gilberto Freyre, no prefácio do livro Brasil, Brasis e Brasília

Tomei emprestado de Gilberto Freyre (antropólogo, sociólogo, historiador, escritor e pintor - ufa!!!) o  título para esse post. E não foi à toa. Eu gosto de ser brasileira. Sei que temos muitos problemas sociais, fome e miséria, mas a natureza foi tão pródiga com o nosso país! Não é verdade? Se pensarmos nos desastres naturais, que ocorrem com frequência em várias partes do mundo, podemos concluir que (os desastres) matam nosso povo muitas vezes por falta de consciência dos nossos governantes. Impostos arrecadados não são devidamente canalizados para o bem comum. O quadro é esse. Mas vamos pensar um pouco no que fazemos para melhorá-lo. Será que realmente agimos de modo civilizado? Tenho minhas dúvidas.

Certo professor baiano estava num país da Europa, acho que a Suécia, fazendo um doutorado e morando no Campus da Universidade. Assim ele era um dos primeiros a chegar ao prédio onde tinha aulas e ficava observando da janela o estacionamento. As pessoas que vinham de carro e chegavam mais cedo estacionavam mais distante da entrada do edifício. Ele achou isso estranho, quando viu pela primeira vez, e à medida que os dias passavam, mais a sua curiosidade aumentava. Ora, pensou ele, se o aluno chega mais cedo e tem vagas à vontade, por que estaciona longe da entrada?

Passado um tempo, não suportando mais a curiosidade, questionou a um colega esse costume dos outros alunos. O outro, com naturalidade, respondeu: “Se chegamos mais cedo podemos caminhar um pouco mais e isso não nos faz atrasar para a aula. Se alguém chega mais tarde, estacionando mais próximo, se atrasará menos.”

Lição de moral? Não. Lição de civilidade.

Lembrei-me dessa história do professor ontem à noite quando presenciei um fato. Cerca de quinhentas pessoas trabalharão, em regime de turno, 24 horas por dia. A empresa não permite entrar portando bolsas e demais objetos pessoais. Para isso distribuiu armários e cadeados (esses) para todos.  Ocorre que existem menos armários que pessoas, por falta de espaço. A solução é simples: ninguém é “dono” do armário que deve ficar aberto quando não estiver sendo utilizado. Ao chegar o funcionário deverá guardar seus pertences, passar o cadeado e levar a chave para a sala de trabalho. Ao sair deverá retirar seus objetos e deixar o armário para outro. A instrução foi clara e precisa.

Minha surpresa foi observar que mal saiam das salas as pessoas corriam para os armários, escolhiam os que estavam melhor posicionado, passavam o cadeado, deixavam o armário vazio, guardavam as respectivas chaves e iam para casa.  O que vai acontecer é muito simples: vai faltar armário!

Lição de civilidade? Não. Lição de egoísmo.

E assim, se formos pensar mais um pouco, com certeza vamos lembrar diversas histórias como essa dos armários. Agora mesmo já me ocorre outras, recentes, que aconteceram em 2011. No Rio de Janeiro, após a enxurrada que dizimou casas, bairros e matou várias pessoas, os preços dos aluguéis e alimentos aumentaram, em função da demanda. Doações foram roubadas por militares! No Japão, após a tsunami que devastou parte do país, os preços dos alimentos e aluguéis... Baixaram!  

Ah! Mas trata-se de um país rico, com tradição milenar. Alguns podem argumentar. Sim, e daí? Somos um país jovem, com 500 e poucos anos. É verdade. Fomos colonizados pelos portugueses. Sim, é verdade. Há uma mistura muito grande de raças no Brasil. Sim, é verdade. E daí? O que falta em nós? Educação? Vergonha? Falta de senso?

Meus amigos eu tenho procurado pensar de modo diferente... É hora de mudarmos esse panorama. Depende de pequenas atitudes, como essa de simplesmente deixar o armário aberto para o outro também utilizar.

Adilma

8 comentários:

  1. Adilma, mais um ótimo post de sua autoria, muito bom mesmo ( e nem é tão grande, algums sopeiros gozam com o tamanho dos seus posts )
    E falando do assunto postado, eu ainda acredito que o Brasil tenha jeito (+ 500 anos), já percebo 10 % dos motoristas parando na faixa de pedestre sem semáforo, já vejo 25% da populaçao não jogando lixo na rua, ja conheço algums pessoas que separam lixo seco ( Mãe/Salete, Eu, Dulceana, AnaMaria,...)
    E tenha certeza, sem nenhuma modéstia, eu não faço parte da turma dos egoístas. Essa semana, eu estive repensando muinhas atitudes, seguinte:
    1 - Eu estava saindo do prédio onde estou morando, a garagem é no sub-solo, a rua é movimentada, o portão estava terminando de abrir, mas foi chegando uma picape para entrar ao mesmo tempo, eu não tive dívida, recoloquei o meu carro na minha vaga para o outro entrar, logo após, manobrei para finalmente sair, mas, para minha infelicidade, por pouco não atropeli um FiodaPeste que passou na frente do carro, na calçada e de bicicleta, Susto da Bixiga !!!;
    2 - No outro dia, eu estava chegando no prédio, quando alguém ia saindo ( situação inversa da anterior), eu, prontamente, dei um pouco de ré, para a cidadã sair.
    Depois disso, fiquei pensativo... Caramba, pq só eu que tomei a atitude de ceder o momento ? Mas, graças a Deus, antes de achar a resposta, percebi que estava errado: Na terceira oportunidade, eu estava chegando novamente e uma cidadã que estava saindo, deu ré para eu poder entrar, que maravilha, não existe só eu que pensa nas outras pessoas também !!! Que ótimo.

    PS: Desculpem-me o tamanho do comentáriozinho ! ahahah

    Hugs,

    ResponderExcluir
  2. Correções do comentário acima:
    - em dívida, ler dúvida;
    - atropeli -> atropelei.

    ResponderExcluir
  3. Adilma, se o UOL descobrir você, a gente corre o risco de perder ou ter que partilhar suas postagens no SOPA. (hehehehe) Parabéns!!

    Ah! Mudando de cacete pra pau!E o Mengão ontem, hein? Que maravilha!!!
    Meus filhos dormiram ontem à tarde para poder assistir ao jogo, e ficaram até o fim da partida. O Hugo não acreditava depois do 3x0, e eu falei: - Espera, se o Flamengo fizer dois gols ainda no primeiro tempo ele empata no segundo, e aí pra surpresa de todos, o empate veio na etapa inicial. Show de bola, a melhor partida de futebol do ano. Os meninos só dormiram depois da meia-noite, pense no trabalho que deu... mas valeu a pena!!!

    ResponderExcluir
  4. Pense na raiva que fiquei do merda do Elano. FDP!!!
    Ainda bem que fui dormir no segundo tempo, estAva morto de cansado e todo dolorido. joquei 5 (cinco) rachas (bábas) de 10 minutos, empatei 1 (ganhei no cara_e_coroa) e ganhei os outros 4 (quatro) Meu mehlor jogo do ANO !!! AHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, foi a melhor partida do ano. Se o Mengão estivesse jogando contra o Barcelona, o time espanhol levava peia também. (hehehehe)

    ResponderExcluir
  6. Sou exagerada no tamanho dos meus posts Paulo? Comente, por favor...

    Eu penso que se cada um de nós tivermos UMA ATITUDE de civilidade DIARIAMENTE já podemos nos considerar cidadãos respeitosos e coerentes.

    ResponderExcluir
  7. Não Adilma, eu não acho exagerado o tamanho dos seus posts, apesar deles serem normalmente bem maiores do que os restantes, você poduz os mesmo com bastante primor, e segue a linha que todos deveriam fazer com: Início, meio e conclusão, sem sair do tema proposto.
    Sem querer tripudiar a turma dos que acham grandes, penso sinceramente que é PREGUIÇA de ler. Coisa típica de brasileiro, e o pior, eu tou no meio. Não dos seus posts.
    Valeu,
    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  8. Paulo,

    Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh... Entendi. Eu realmente só escrevo com começo, meio e fim. Dou graças a uma professora que tive quando estava na 4ª série do ensino fundamental. Não vou dizer o ano em que isso ocorreu porque senão quem vai ser ZOADA sou eu...

    Bj!

    ResponderExcluir