quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Gelágua x Garrafão


Aprenda a higienizar corretamente o galão de água de 10 ou 20 litros para que a água que você bebe não tenha a sujeira.

Melhor custo x beneficio

Atualmente uma das maiores preocupações que devemos ter é com a água que consumimos e servimos à nossa família, pois constantemente sabemos de casos de envase clandestino de galões de água.

Tanto os galões como os filtros onde são colocados devem ser limpos e higienizados periodicamente.

Antes de qualquer coisa, observe as datas de validade tanto do galão como da água.

O procedimento de higienização do galão deve ser realizado a cada troca, conforme os passos abaixo:

1. Retire o galão vazio;

2. Não se esqueça de lavar as mãos com água e sabão ou sabonete;

3. Antes de remover o lacre, lave o gargalo e toda a parte do galão cheio que entrará em contato com o bebedouro, com água, detergente e esponja;

4. Borrife solução clorada a 200 PPM (1 colher de sopa de água sanitária e não odorizada para cada 1 litro de água);

5. Deixe agir por 15 minutos e enxágüe;

6. Remova o lacre;

7. Vire o galão com cuidado para não deixar o gargalo encostar em superfícies não higienizadas;

8. Escorra e despreze a água inicial.

E uma dica específica( anti-stress):

Atenção!!! Uma informação muito importante para os freqüentadores da casa de mãe, e que forem convocados para colocar o garrafão no gelágua, jamais, em hipótese alguma, retire o lacre, pois, o próprio gelágua possui uma espécie de lâmina que o corta automaticamente, e também tenha muito cuidado para não derramar a água fora do gelágua.......... fui!!!!!!!!!!!!!!

Sílvio Sá

10 comentários:

  1. Pode-se tirar o lacre, só não pode tirar a tampa, foi isso que você quis falar.(hehehehe)
    O gelágua já tem uma lâmina que perfura a tampa do garrafão, isso não quer dizer que não possa retirar a mesma. Salete é que faz questão de não tirar, mas acho que não tem problema nenhum em tirar, só vai levar um "coice" dela se a mesma observar que não foi feito o recomendável.(hihihih)

    ResponderExcluir
  2. Esse Post me surgiu um pouco tarde, pois passei pela experiência de ser chefiado por Tia Salete na missão de colocar o garrafão, a mesma jogou 2 litros de agua fervendo no mesmo pra matar os germes e toda vez que eu tocava no garrafão ela jogava mais agua dizendo que eu tinha contaminado, até hoje estou pensando como eu iria colocar o garrafão sem pegar nele?!?! O pior é que ela estava com a boca cheia e não queria falar, ficou gesticulando e como não fiz curso de libras foi muito difícil entender e seguir as orientações...

    Belo tópico para os próximos candidatos!

    ResponderExcluir
  3. Uns anos atrás eu fui fazer uma ultrassonografia num hospital em Salvador. Naquele tempo era preciso bebermos litros e mais litros de água (um horror!). No dia que eu fui quando a água acabou, o funcionário não veio logo trocar e eu solicitei que trocassem o garrafão, pois estava me causando mais espera. Depois que reclamei veio um rapaz carregando o garrafão no ombro, jogou no chão, pegou o vazio, tirou o lacre do novo - que estava todo empoeirado - usando um estilete velho e jogou por cima do aparelho. Fiquei parada olhando. Resultado: reclamei da falta de higiene e acabei não fazendo o exame, recusei-me a beber aquela água. Esse hospital é o Aliança, o melhor que existe em Salvador! Depois disso ocorreram alguns casos de infecção hospitalar, li em jornais locais. Entendi perfeitamente pelo menos um dos motivos: falta de higiene!

    ResponderExcluir
  4. Por outro lado... Salete exagera um pouquito... Né????? Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Observarçao com relação ao ITEM 7!!! *SUPERFÍCIES NÃO HIGIENIZADAS inclui boca também viu galera, uma vez vi Tia Salete "doidinha" porque ela tinha acabado de jogar água no garrafão e no trajeto da pia até o gelágua o rapaz estava conversando/falando perto do gargalo, ou seja, podia de repente sair algumas gotículas de cuspe/baba/saliva e melar o mesmo!!!

    Portaaaaaanto, quando colocar fiquem CALADOS!!!

    ResponderExcluir
  6. Sílvio, quanto custa um galão de 20 em Maceió?, aqui em Serra Negra/SP,custa R$ 3,00 reais.

    ResponderExcluir
  7. Aí lascou, né?
    Se ele ver isso aqui vão mandar todo mundo "tomar banho";(hihihiihihi)

    ResponderExcluir
  8. aqui é o luiz baena isso é só uma pequena mostra do é colocar um garrafçao de água no gelagua, chega eu estou com sede,kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. como limpar o bebedouro gelagua esmaltec ?

    ResponderExcluir