domingo, 23 de janeiro de 2011

Painho 5.0


Vou tentar nesse momento executar uma tarefa muito difícil, daquelas que você acha (ou tem certeza) que não vai conseguir concluir porque a emoção tomará conta de você antes do fim. Mas vamos lá tentar... A tarefa é tentar expressar em palavras o quão é importante pra mim falar sobre o meu pai, no dia de seu aniversário de 50 anos....

No fim do ano passado eu recebi a notícia do falecimento de um pai de um amigo meu (que eu não conhecia), mas que a dor do meu amigo muito me tocou. Depois de alguns minutos do recebimento da notícia me veio uma emoção tão grande, que comecei a chorar sozinha, copiosamente e inconsolável. Porque? Se eu nem a pessoa falecida conhecia?? Mas porque por alguns segundos me imaginei no lugar do meu amigo e esses segundos foram o bastante pra me deixar em estado quase desesperador. Pensava: E se fosse eu quem tivesse perdido o pai? O meu pai, o Painho, meu painho. E fiquei refletindo depois da emoção como Painho era importante pra mim, impossibilitando a descrição. Não dá pra explicar a sintonia que temos. Não dá pra explicar o orgulho que sinto quando ele fala com tanto entusiasmo do seu trabalho, mesmo que em algumas das vezes eu entenda pouquíssima coisa. Não dá pra explicar o alívio que sinto em me ser entendida muitas vezes por ele de maneira muito fácil. Não dá pra explicar a saudade que sinto em tirar os sapatos e as meias dele quando ele dava aquela cochilada depois do almoço aqui em casa. Não dá pra explicar a admiração que tenho de sua personalidade firme, justa e humana acima de tudo. Não dá pra explicar a alegria que sinto em pequeníssimos e simples programas como tomar café no Jaraguá. Não dá pra explicar o tamanho incalculável do amor que sinto por ele. Um amor que vai além de gestos, convivência, admiração, satisfação, alívio, alegria, saudade... Um amor de alma. Meu pai, meu espelho, meu guia, meu AMIGO, meu juiz, minha alma-gêmea. Eu tenho MUITA, mas MUITA sorte. E nem toda a minha vida seria o suficiente para agradecer a Deus o pai que Ele me deu. Como eu mesmo já disse uma vez pra Painho, se eu tivesse tido a oportunidade de escolher, eu não teria acertado tão brilhantemente.

Bem é isso. Hoje o aniversário é seu Painho, mas que ganha o presente sou eu, somos todos nós que tivemos oportunidade nesta vida de termos o Sr. nela, seja como pai, filho, irmão, sobrinho, primo, tio e etc. Que Deus esteja sempre abençoando seus dias e sua vida e cobrindo de muita luz e graças. Muita saúde, amor e felicidade. O resto é acompanhamento. E que venham mais 50 anos. Né?

Eu amo você, sua filha Larissa.

5 comentários:

  1. Parece que já tô vendo as lágrimas nos olhos do cara.(hehehe)
    Parabéns novamente!

    ResponderExcluir
  2. Paulo, parabéns e muita saúde. Larissa, parabéns pelo texto esta muito bom, beijo no seu coração.
    Att
    Fernando e família.

    ResponderExcluir
  3. Lala,
    Parabéns pelo belíssimo texto. Adorei!
    Você se expressou muito bem, em dizer que o aniversário é do seu painho mas, quem ganha o presente é você.
    Não só você minha querida. Somos todos nós que temos o privilégio de compartilhar da amizade dessa pessoa tão especial.
    Bom filho, bom amigo, bom irmão, bom companheiro, bom pai, bom tio; enfim tantas qualidades numa só pessoa que chega ser a difícil de acreditar que existe. Mas existe sim e graças a Deus, para a nossa felicidade.

    E eu Larissa, fico muito contente e feliz em ver o seu amor, dedicação, reconhecimento, e carinho pelo seu painho, que nos dias de hoje é muito difícil ver um filho reconhecer tudo isso.
    Eu por exemplo, tenho tudo isso e muito mais dos meus filhos que a vida me deu e que não me canso de agradecer a Deus todos os dias por esse presente.

    Então, parabéns não só ao aniversariante, mas também a você que reconhece a jóia que Deus colocou na sua vida.

    Deus abençoe a todos!
    Tchia Angelica!

    ResponderExcluir
  4. Pô mermão... Assim não dá! Hoje é dia de alegria e a gente se emociona e chora. Lari, você "jogou duro" no texto.

    E olha, deixa-me te dizer uma coisa: os cordões do sapato, uma coisa tão simples, mas que traz boas recordações, é um belo sinal de que nessa vida as coisas passam, se modificam, o tempo leva em virtude das escolhas. No entanto, o seu painho continua aí e noutros momentos encontramos outro modo de sentirmos novas emoções. A mudança faz parte do nosso crescimento. Um beijo linda!!! Gosto de você.

    ResponderExcluir
  5. Larissa/Paulo,
    Essa foto tirei de voces alguns anos atras. Esse cantinho na Barra Nova desapareceu. O mar criou novas ilhas e a geografia e' completamente diferente mas o amor que todos sentimos pelo seu pai nao mudou em nada, na verdade continua crescendo ao longo dos anos.
    Me sentir privilegiado de poder fazer parte da festa dos seus 50 aninhos. Que Deus o conserve por muitos e muitos anos.
    Cheers!

    ResponderExcluir