segunda-feira, 5 de setembro de 2011

24 horas de Mãe (D.Dadô)

               Vamos lá..., vou tentar relatar a experiência de tentar ajudar a nossa querida Mãe na peleja diária e permanente de conviver com as dezenas de mazelas da saúde, aquirididas ao longo dos seus 81 anos de muita lutas e dor, inimagináveis  para alguém que nunca perdeu um ente querido e hoje luta pela própria sobrevivência ...
               Há mais de um ano, quando ainda tínhamos uma cuidadora (Beth),  Salete ( com toda razão do mundo, ou quase) insistia e comentava com todos que necessitava de um apoio maior na dificílima tarefa de cuidar de Mãe, pois bem, fizemos uma reunião no Antuérpia201 e depois de bastante desabafo e lavado de roupa, ficou definido que nós ( Os cinco filhos que moram em Maceió ) faríamos um revezamento por cada fim de semana ( do sábado para domingo de 19:00 às 19:00 h) para apoiar e dar ´um pouco´ de conforto e segurança para ambas (Salete e Mãe). Mais recentemte, Eu e Netinho ( há ± 6 meses) passamos a pernoitar semanalmente ( terças e quintas ), e não podemos esquecer que as sextas-feiras Maria IrRita ( quando podia, era YaRmin)  também pernoita, para, não só Salete dar uma saidinha, como poder fazer a feirinnha no sabado pela manhã.

              Depois do relato acima, cheguei a algumas conclusões:

1 - Não é fácil MESMO, é muito difícil cuidar de alguém tão querido e não ter poderes de realmente resolver a situação ou pelo menos aliviar de verdade;
2 - Quando se tem o apoio de todos ( financeiro, estrutural, emocional,  etc) como é o caso, a luta fica menos inglória, isso é óbvio, mas vale a pena lembrar;
3 - O nivel de estresse da cuidadora MOR (100 % de dedicação) é infinitamente maior em relação a todos os outros, ainda mais quando se tem as características da perfeição;
4 e último - Temos clareza, que a tendência natural é que a situção piore, portanto, temos que ter muita resignação, compreensão, calma ( coisa rara ) e paciência, já que a causa, por se só é muito JUSTA.

            Finalizando,  como todos envolvidos sabem, o plantão deste fim de semana, foi da minha pessoa, então,  no intuíto de homenagear ( principalmente a Salete ), segue o registro de 24 horas desta duríssima, mas VERDADEIRA & BONITA luta.

Valeu....



























































8 comentários:

  1. Que linda!!! Força DODÔ, pois a caminhada ainda será longa, e, com certeza estaremos ao seu lado com o kOKADA registrando tudo e com a dedicação 100% da SALETE.
    Beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  2. Exemplo de força. MUITO MUITO orgulho em ser sua neta.

    Sem mais.

    Larissa

    ResponderExcluir
  3. Paulo, esse post foi nota mil!!! Melhor que video. As fotos realmente mostra o trabalho incansavel de Salete, a dor de mae e tb a alegria de saber que esta sendo bem cuidada. As macacadas de Rita (posso imaginar as gargalhadas na hora da massagem!!!). Paulo, imagino vc fazendo biquinho pra mae rir nas fotos!!! A Ana tambem com todo o carinho que tem com Mae, enfim, vou trabalhar agora feliz da vida por saber que, apesar das dores, da nossa mae Das Dores, ela esta bem.
    abracao pra todos,

    ResponderExcluir
  4. Esse final de semana será o meu plantão, vou pintar a frente da casa, garagem e varanda. Espero dar um pouco de alegria a nossa mãe.

    ResponderExcluir
  5. Nota dez Paulo, pois é isso o exemplo de dedicação, pelo menos nas horas que estamos na casa de mãe, muita atenção, e não se desligar de mãe e Salete.

    ResponderExcluir
  6. Eu, sou meio suspeito em falar dessa familia, por quem tem um carinho muito grande, sem distinção a nenhum, pois sou um admirador a qualidades e defeitos de todos, porque não tem ninguem perfeito, quer dizer, Maria Irrita tem um pequeno dom de perfeição, simples assim, eu sei que a luta não é fácil mas tenho a mais pura convcção de que Deus está sempre juntos de todos voces, um beijo no coração de cada. parabens Paulo, meu irmão.

    ResponderExcluir
  7. Salete, é extremamente carinhosa com mamãe, já
    presenciei centenas de vezes , não é a toa que
    dona Dadô só confia nela no tocante a cuidados
    domésticos entre outras coisas , como todo ser humano tem seus defeitos , ela não é excessão , mas garanto que suas qualidades é infinitamente superior e merece os respeitos de todos que cercam dona Dadô.

    ResponderExcluir