segunda-feira, 20 de junho de 2011

É cada uma!!!


Na última sexta-feira João me pediu para comprar shampoo e condicionador para ele. Entrei numa loja e vi os preços: R$8,99 e R$,9,05, respectivamente.

Resolvi comparar os preços no supermercado ao lado.  Vi que estavam mais baratos: R$6,99 e R$7,95. Comprei-os, juntamente com outros itens.

Ao passar no caixa verifiquei que o preço do shampoo era R$7,29. Achei estranho e disse à caixa que na gôndola estava marcando outro valor. Havia mais duas pessoas a serem atendidas depois de mim. A funcionária me olhou com cara de poucos amigos e chamou a fiscal.

Depois de ter sido chamada pelo menos duas vezes, veio a fiscal até o guichê arrastando os pés, foi até a gôndola e retornou do mesmo jeito – arrastando os pés  disse que estava mesmo errado no sistema e, nesse momento, entrou com uma senha dando um desconto de R$0,30. A fila crescendo atrás de mim, as pessoas aparentemente chateadas com a demora e, provavelmente, me achando uma chata sovina.

Ao fim a caixa disse para si mesma, baixinho: “tanta exigência por causa de trinta centavos”. Fiquei danada da vida. Olhei para ela e respondi: “você deveria ter cobrado o valor que eu disse ter visto sem chamar a fiscal”.  “Ah senhora, mas isso não pode...”, ela respondeu rispidamente.

Ah tá... Peguei o celular e comecei a fazer contas (o povo já irritado comigo na fila).

Queria ter controlado a língua, mas não resisti e sem me incomodar com a impaciência dos outros, respondi com toda a educação:

- Apenas por eu ter caminhado alguns passos a mais economizei R$3,10, pois na loja vizinha esses produtos estão mais caros. Se por acaso diariamente de segunda a sexta eu economizar esse valor, ao final de um mês serão R$62,00. Nesse ritmo ao final de um ano terei economizado R$744,00, o que deve ser mais ou menos o seu salário bruto de um mês.  E, caso você não saiba, salário bruto é o valor que você recebe sem nenhum desconto.

Peguei minhas sacolas plásticas (para usar recicláveis o supermercado me cobra R$0,25 cada) e saí pensando no que Paulo sempre diz: “pimenta no refresco dos outros é c*”.

Adilma, que está aprendendo muito a dar valor a dinheiro e precisa ser mais tolerante!

10 comentários:

  1. Adilma, você não existe. KKKKKKKK!!!!
    Olha, aconteceu uma comigo ontem. Fui almoçar em um Restaurante Japonês(Chef Chu),onde já tive raiva outras vezes, pela demora do atendimento e até para trazer a conta. Pois bem, a conta do almoço deu exatos R$38,04. Dei R$40,00 e o garçom após demorar mais uma vez, trouxe o troco de R$1,95. Fiquei muito puto com um monte de moeda. Sei que esse é o valor quase correto do troco, mas eles deveriam ter um pouquinho de bom senso e dar o troco de 2 reais, pois os 10% é opcional no restaurante. Outro dia eu e amigos não pagamos esse opcional, também pela demora.

    ResponderExcluir
  2. Eu dificilmente pago 10% de gorjeta, principalmente quando o serviço não é bom. E não tenho o menor constrangimento por isso.

    Uma outra coisa: ao comprar à vista, em dinheiro, é sempre conveniente pedir abatimento. Geralmente o lojista dá 10% (ou até mais) de desconto nesses casos. Cartões cobram uma taxa em média de 4%. Se estou próxima e um caixa eletrônico vou e pego o dinheiro. Não tem nenhuma taxa nessa transação. Qualquer desconto vale a pena. Né não?

    ResponderExcluir
  3. Adilma, vc faz exatamente como os Europeus, principalmente os Ingleses. Aqui calculamos tudo por ano. "Every penny counts" "Cada centavo conta!". Na linguagem popular: De pouquinho em pouquinho a a galinha vai enchendo o papo!!!
    Em relacao a "tips"(gorjeta), aqui na Inglaterra e' optional, porem na primeira vez que estive em Nova York fiquei "p" da vida quando fui a um restaurante self-service Brasileiro e quando fui pagar a conta teve um adicional de 15% de gorjeta! ah! e nao pude reclamar poqrue alem de fazer parte da cultura, a maioria dos garcons nao tem salario fixo, quem paga sao as gorjetas do cliente!!!
    Paguei 15% so para o cara tirar meu prato da mesa. Salvo nao me engano paguei pouco mais de 20 dolares por uma feijoada, e isso foi em 2000!!

    ResponderExcluir
  4. Adilma, só uma dúvida: O seu porquinho é GAY ? aahahahahaha

    ResponderExcluir
  5. Sergio,
    Temos um Sandes de Juazeiro da Bahia, naturalizado alagoano. Alguém conhece essa fera?
    http://www.alagoanos.com.br/?pg=noticia-exibir&noticia=bruno-sandes-de-alagoas-e-selecionado-para-festival-em-campos-do-jordao

    ResponderExcluir
  6. Paulo, deixe de ser preconceituoso! Trata-se de uma porquinha. Ok?

    ResponderExcluir
  7. Petrucio, eu conheco o Bruno sim, ha um bom tempo. Ele esta na minha lista de amigos do orkut e a ultima vez que estive em Maceio sair com ele e uma turma. Estive falando com o mesmo ha dois dias atras!
    Veja o link:
    http://www.flickr.com/photos/sergiosandes/5425770489/in/set-72157626003149292

    ResponderExcluir
  8. Socorro!!! Socorro!!! Vejam esse video hahahahah
    http://www.youtube.com/watch?v=QGTxinqgPtE&feature=player_embedded#at=74

    ResponderExcluir
  9. Adilma, por acasso o Bruno Sandes era o supervisor do supermercado do evento ? continuo achando uma onda a ´viajada´ de assuntos, Sergio e Petrucio são mestres...

    HugforTodos,

    ResponderExcluir
  10. Brasileiro encontra um jeitinho para tudo. Eu encontrei um jeitinho de meter outro assunto hihihihi

    ResponderExcluir