quinta-feira, 16 de junho de 2011

O eclipse e a amnésia


Ontem à noite eu estava, junto com uma amiga, observando o eclipse lunar quando passou uma senhora a quem nós duas conhecemos. Ficamos as três olhando para a lua que ora se encobria sob nuvens carregadas. Foi quando essa senhora nos disse:

- Eu nunca me esqueço de quando era pequena, tinha uns cinco anos, morava no interior, num pequeno povoado, e teve um eclipse total do sol. Meu Deus! As pessoas diziam que o mundo ia se acabar, o galo cantou, as galinhas se recolheram. O dia virou noite! Eu tive tanto medo! 

Imediatamente me lembrei que minha avó nos contou esse fato. Na época ela estava em Salvador. O ano era de 1947. Não falei isso e continuamos a conversar.

De repente essa mesma senhora começou a falar que estava cansada, vinha da academia onde pratica natação. 

 - Poxa vida, disse ela. O tempo é terrível. Quando a gente faz 50 anos começa a sentir o peso da idade e a cada 10 anos parece que a carga aumenta. Eu com 62 já estou sentindo novamente.

Pensei com meus botões, se em 1947 ela estava com cinco anos em 2011 está com 62? Onde estão os outros sete anos? Controlei-me para não ser indelicada e perguntar isso a ela, mas me contive. Afinal, “nem toda verdade deve ser dita”. Não é mesmo Paulo?

Adilma, que faz contas

3 comentários:

  1. Você podia ter dito assim: E a senhora tem 62 anos ?...não tem quem diga.. dá uma pequena pausa e emenda... A senhora tá ACABADA !!! AHAHAHAHAHAHAHHAHAHA hahahahahaha
    ahahahhahahaha AHAHAHAHAHAH

    PS: AnaMaria ODEIA essa pequena brincadeirinha ! ahahahahah de novo !

    ResponderExcluir
  2. Adilma, isso me lembra alguem que conheco em Maceio. Eu tinha uns 11 anos de idade, e a dita cuja me dizia que tinha 32 e eu sabia que tinha 38. Os anos foram se passando e ela sempre dizia que estava com 32. Vou fazer 47 e fico imaginando se ela continua com 32!!!

    ResponderExcluir
  3. Sergio, li certa feita que nem a mãe de Glória Maria (repórter da Globo) sabe a idade da filha!!! Rsrsrsrrsrsrs

    ResponderExcluir