SANTO ANTÔNIO: Santo casamenteiro e padroeiro dos namorados. É igualmente o protetor dos feirantes.
FESTA: 13 de Junho. Comemora-se todo o dia 13.
DIA DA SEMANA: terça-feira.
CORES: castanho (para pedidos especiais), verde (para pedidos sobre questões financeiras), laranja (para pedidos sobre casamentos).
Fernando de Bulhões, verdadeiro nome de Santo Antônio, é conhecido como Santo de Lisboa (Portugal) por ter nascido em 15/08/1195 nessa cidade portuguesa, e também como o santo de Pádua, por ter morrido em Pádua (Itália) em 13/06/1231.
Discípulo de São Francisco - seu pai espiritual - Antônio também amava a natureza e a solidão. Quando não era ouvido pelas pessoas, dirigia-se às aves e aos peixes. Passava muitos dias em meditação e oração em lugares afastados, longe do barulho e da agitação das cidades.
Enquanto rezava em um desses eremitérios, recebeu a visita do Menino Jesus. Em razão dessa aparição, Santo Antônio é representado carregando o Menino Jesus nos braços. O lírio que aparece nos braços ou nos pés é o símbolo da pureza. É um santo popular para encontrar itens perdidos. No Brasil é o santo casamenteiro e é invocado pelas moças solteiras para encontrar um noivo. A sua mensagem de fé e de amor para com Deus e a sua caridade para com os pobres continuam atuais.
Embora franciscano e, portanto adepto do lema “paz e bem” da ordem, no encontro entre o candomblé baiano e o catolicismo, Antônio foi associado ao dinâmico Ogum, dono dos metais dentre os quais as armas.
ORAÇÃO A SANTO ANTÔNIO:
Lembrai-vos, glorioso Santo Antônio, amigo do Menino Jesus, filho querido de Maria Imaculada, de que nunca se ouviu dizer que alguém daqueles que tem socorrido a vós e implorado a vossa proteção, tenha sido abandonado. Animado de igual confiança, venho a vós fiel consolador e amparador dos aflitos. Gemendo sob o peso dos meus pecados, me prosto a vossos pés e, pecador como sou, ouso a me apresentar diante de vós. Não me rejeiteis, pois, a minha súplica (fazer o pedido), vós que sois tão poderoso junto ao Coração de Jesus, mas escutai-a favoravelmente e dignai-vos a atendê-la. Amém.
Rezar 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria e fazer o sinal da Cruz.
Adilma, que ama Stº. Antônio
"Nunca dei ousadia de pedir Namorado ou Marido a Santo nenhum" AnaMariadeJereh
ResponderExcluirStº Antonio ajuda a encontrar itens perdidos. Sabia disso? Funciona. Pode acreditar. Se você perder um objeto, ore e peça a ele para encontrar. É tiro e queda.
ResponderExcluirCaramba, se eu soubesse disso antes, não tinha perdido tempo e dinheiro na sexta-feira passada... Tinha marcado com um fornecedor de pedra granito para 13:00 h, cheguei no AP às 12:45h, foi quando percebi que estava sem a chave do próprio, tinha trocado de calça e a chave tinha ficado, corri em Cruz das Almas (é perto), mas como não orei para Sto Antônio, não localizei (tinha caído em cima das outras roupas), resumindo: dancei em R$ 35,00, perdi tempo e não foi feito o orçamento da pedra !!!
ResponderExcluirDúvida: Será que Sto Antônio atende aos apressados e idosos esquecidos ?! ahahahhahaha
E quando se perde a PACIÊNCIA, vale também ? ahahahahahahaha
ResponderExcluirSera que Sto. Antonio vai me ajudar nos meus MILHARES de esquecimentos?
ResponderExcluirPainho, se ajudar mesmo a encontrar paciencia, o senhor me avisa logo que eu compro uma imagem do meu tamanho pra o Senhor colocar na QUARTO!!!
ResponderExcluirCompre logo 2(dois), pois, a paciência da sua Mãe com você não está muito boa NÃO !!! Se ligue.
ResponderExcluirSt° Antonio não dá jeito em impaciência nem em velhice! kkkkkkkk
ResponderExcluirSempre soube que quando esquecemos algo, e não encontramos, o jeito é pedir ajuda ao São Bilunguinha, ou melhor, São Lunguinha.(hihihi)
ResponderExcluirEu nunca pedi algo a santo nenhum, sou incrédulo.
É São Longuinho (o nome original é São Longino) Tio Petrúcio! Nada de Lunguinha (esse deve ser o filho do seu Lunga, que de santo não tem nada)
ResponderExcluirE uma curiosidade: Vcs sabiam que São Longuinho é só um santo popular, nunca foi canonizado!?
Petrúcio,
ResponderExcluirEu não creio nas bruxas, mas que elas existem... Existem!!!
Experimente pedir a St° Antonio para encontrar alguma coisa que você perdeu (nada de esculhambação).
Tenho um amigo que tinha perdido um documento importante, conversando com ele falei disso. Despedimo-nos e meia hora depois ele me ligou, super feliz pois tinha encontrado o que perdeu. Isso é verdade...
Muito bem, Larissa.
ResponderExcluirA sabedora dos Santos e Encantos.
Adilma,
É claro que existem bruxas...
Hebe Camargo, Dilma, Preta Gil...
Sa-ca-na-gem.....
ResponderExcluirPetrúcio, A finada D.Ivone, toda vez que ela perdia alguma coisa, ela sempre pedia a São Longuinho e logo logo ela achava. Você fazia o pedido dava três pulinho e conseguia achar é verdade.
ResponderExcluir