terça-feira, 19 de abril de 2011

O acaso, as convergências e os resultados...



Na última quinta-feira percebemos que estávamos sem acesso à internet em casa. Liguei para a operadora (OI) e imediatamente uma mensagem na URA da empresa dizia que “a rede estava em manutenção”. Apesar desse recado, resolvi falar com uma atendente.

Depois de navegar na URA (a solicitação é para o número tal? E o número é dito. Fale SIM ou NÃO. Digite 1, blá blá blá, digite 2, blá, blá, blá, digite 3, blá blá blá... aguarde... Para sua segurança essa ligação será gravada, por favor, anote o número do protocolo...). E precisamos estar com papel e caneta em mãos para anotar os catorze dígitos. 

A atendente, com sotaque mineiro, pergunta o número do telefone com DDD (novamente??? Eu já não tinha confirmado os dados?). Ok. Precisa novamente porque o sistema não identificou. Repito pacientemente. Falo meu nome pelo menos 4 vezes até ela entender que sou ADILMA e não DILMA. A resposta? A rede está em manutenção senhora e nosso prazo é de 48hs. Fazer o quê? Tudo bem, vamos aguardar.

Sábado e a internet fora do ar. Ligo mais uma vez e passo pelo mesmo processo do parágrafo anterior até que a atendente me diz que a rede não estava em manutenção. Ãh?? Não estava? E o que houve? Vamos verificar senhora. Está perto do computador? Digo que sim para que ela não me deixe uns 15min esperando. Corro e começo a seguir as instruções. Desligue a impressora. Como assim? É senhora, desligue. Muitas vezes a impressora ligada impede o acesso à web.  Ah tá. E penso: o que o fiofó tem a ver com as calças? Sinto-me uma ignorante a essa altura.

Um tempo depois ela questiona: todas as luzes do modem estão acesas? Sim, estão. Impossível não ter acesso senhora. Então estou mentindo. Não disse isso senhora. Ora, mas se as luzes estão acesas e não conecta você disse que era impossível, logo estou mentindo... Um pouco de lógica não faz mau a ninguém, penso.

Senhora, vou encaminhar um técnico. A senhora quer? Não Pedro Bó! Quero continuar com o problema!! Respondi que sim, é claro. Nosso prazo é de 48hs. Está bem. Anote o número do protocolo. Outro? Sim senhora. Catorze dígitos anotados no mesmo pedaço de papel.

Segunda-feira e nada de internet. Liguei novamente. Favor voltar ao parágrafo dois. O técnico não esteve aí senhora? Esteve sim, estou ligando porque sofro de amnésia e gosto de ligar para a OI. Não, o técnico não veio. Momento senhora. Vou solicitar que vá o mais rápido possível e nosso prazo é até às 15h30 de hoje. Quero reclamar dos atendimentos anteriores. Ela me passa para outro setor e volte ao parágrafo dois para que a atendente escute o que quero falar. Registrei minha queixa e ganhei mais um protocolo de catorze dígitos.  

Segunda-feira à noite. Adivinhe? Nada de internet. Volto a ligar, cada vez mais irritada. Já sabe não é? Parágrafo dois... O técnico não compareceu senhora? Não. Como assim? Minha vontade era de mandar a atendente pra aquele lugar. Respirei fundo. Respondi que não, é claro que não do contrário não ligaria mais uma vez.

Nisso Fernanda me diz que o pai cancelou o provedor TERRA que ele pagava. Pensei que o motivo poderia ser esse e a atendente me responde que não, não tinha nada a ver. Fiquei achando que sim, mas sou uma ignorante, confirmei. Mais um protocolo com catorze dígitos.

Finalmente hoje veio o técnico. Olhou, fez uns testes com o modem que trouxe e a internet voltou a funcionar. Quando colocou novamente o modem de casa, nada. Expliquei a ele o cancelamento do provedor. Senhora!!! Então é isso. É preciso reconfigurar o computador para liberar o acesso. 

Nada de funcionar. Senhora, alguém mudou a senha do modem, que é padrão. A senhora nao tem a senha nova? Não. Será preciso chamar o técnico que a senhora contratou para que ele retorne à senha padrão e esse modem é antigo, está fora do mercado. Como assim? O técnico? Não tenho mais contato com ele. Então só outro modem. Impossível. Não compro outro não. PeloamordeDeus bota esse aí pra funcionar. 

O técnico fez diversas ligações pedindo aos colegas a senha. Simplesmente não conseguiu. Finalmente achei que seria mesmo necessário comprar outro modem. De repente pensei: e na página do fabricante será que não tem a senha original? Já que é padrão? Boa ideia senhora. E não é que tinha a senha???

Após algumas idas e vindas botando o modem que o técnico trouxe e trocando pelo de minha casa eis que o milagre aconteceu. Finalmente depois de quase uma semana a internet voltou.

Cheguei às seguintes conclusões:

- O técnico que veio em minha casa, uns dois anos atrás, e fez um conserto no micro, mudou a senha do modem, me disse que isso facilitaria o acesso, mas não me deu a nova senha o que o tornava necessário algum dia (?);

- Cláudio pagou sem necessidade por um provedor desde que houve essa mudança (eu não sabia, nem ele);

- As atendentes da OI são umas MULAS e precisam ser treinadas;

- É preciso urgentemente a OI fazer uma mudança no sistema de atendimento;

- A OI não está nem ai para os clientes;

- Ficar sem internet por uma semana nos dias de hoje é um castigo e muda toda a rotina das pessoas!, e

- Pequenas decisões podem afetar sobremaneira o cotidiano e trazer prejuízos.

Adilma, conectada

4 comentários:

  1. AdElma, demais.....! ahahaha Dá até pra ficar torcendo que vc. tenha alguma bronca, pra lermos o relato depois ! ahahahahahah brincadeirinha !
    Em relação a sua bronca com a OI, nao se iluda, se fosse na Net, Claro, GVT, EBT, Livre, Vivo, Morto, Escuro, TPM, DNA, SEFERRE, qq uma dessas o atendimento é uma porcaria, B... ahahahah

    ResponderExcluir
  2. Gente, sera que tem alguma companhia de internet ai no Brasil que se importa com a reputacao da mesma?Eu, em quase seis anos que uso o mesmo provedor, so tive 3 problemas e mesmo assim recebi um e-mail pedindo desculpas e dando um desconto na prestacao pelos transtornos. Adilma, vc bem que poderia nao pagar pela semana que vc nao conseguiu usar. Eu acho que se todo mundo ai ligasse para o tal de Procon, talvez os provedores de internet fossem melhor treinados.
    Se eu passar dois dias sem internet aqui e ver que esta demorando a resolver, a primeira coisa que faria seria cancelar o pagamento da conta, Entro online na minha C/C e bloqueio o pagamento. Fiz isso com a Sky TV eles me ameacaram de me colocar na justica e eu simplesmente disse: Me coloquem, vcs verao quem vai ganhar. E ficou por isso mesmo, nao paguei e pronto!!!!
    Vc deve ter um cunhao de elefante pra ter aguentado uma semana inteira!
    beijao

    ResponderExcluir
  3. Eita saga da peste! KKKKKKKKK!!!!!!!!!!!
    Adilma, estou tentando insistentemente que a Oi(fixo) conserte uma linha 0800 de Emergência de uma fábrica onde trabalho, há um mês.
    Haja protocolo e nada!
    Já envolvi diversas gerências e nenhum conserto.
    A Oi tá uma ZONA!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Agora é até engraçado, mas pensem numa pessoa virada no cabrunco... Rsrsrsrsrsrsrsrsrssr

    Logo depois que o técnico saiu o telefone fixo tocou, era da OI perguntando se o serviço estava concluído, se a internet estava no funcionando e se eu estava satisfeita com o técnico. Satisfeita com o técnico??? O quê??????? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Fiquei satisfeita com o desempenho do técnico no serviço realizado no modem do meu computador. Mas isso é complicado e já merece outro post...

    Adilma

    ResponderExcluir