terça-feira, 26 de abril de 2011

O sem teto e eu

Gente,
A região onde moro em Londres, apesar de ser bastante central e apenas 10/12 minutos caminhando para o centro financeiro, é uma região pobre. Temos a classe média, alguns ricos em volta, mas a maioria é formada por imigrantes de vários países, predominantemente de Bangladesh, Paquistão, Índia, países árabes e mais recentemente, poloneses e brasileiros.
Saindo de casa, caminhando apenas 30 segundos, eu vou de encontro ao mercado de rua de Whitechapel. Se uma pessoa tivesse a cabeça coberta por um pano, fosse colocada dentro de um avião, desse algumas rodadas e depois fosse colocada em Whitechapel, no meio daquele povo, com certeza, a pessoa iria pensar que estava em outro país, mas não na Inglaterra.
A área de Whitechapel é uma das mais antigas de Londres (veja mais informações no www.wikipedia.org e escreva): Whitechapel.

Bem, aonde quero chegar aconteceu há mais de dois anos. Pois bem, o meu quarto fica no
térreo da casa, temos mais dois andares e mais um “loft”. Minha cerca fica encostada na janela,
do lado do aquecedor. Durante o inverno não passo frio e durante o verão abro uma janela
menor e durmo com a mesma aberta, para que a temperatura do quarto fique amena(entre 08-12 graus) as vezes um pouco mais. Certo dia, acordei com um mau cheiro. O fedor era insuportável, repugnante. Dava a impressão que eu tinha um cadáver ao lado de minha janela, e com certeza estava morto há dias. Levantei, peguei minha lanterna e fui ver o que estava acontecendo. A casa inteira acordou, pois o cheiro estava além do que um dicionário poderia descrever. Abri a porta e deparei com um “homeless”, um sem teto como eles chamam. Estava bêbado e com as roupas bem sujas, deitado na entrada da minha casa. Do lado da porta da frente, já que tem uma área coberta. Eu disse para o homem: Get out of my house!!! (caia fora da minha casa!) e ele revidou: Curva, Curva(o “r” e’ pronunciado bem puxado (rrrrr). O mesmo estava falando em Polonês, e a palavra curva é muito comum entre Poloneses e também Russos: Significa: Porra, prostituta e mais uma infinidades de coisas. Vai de acordo com a sentença e entonação. Pedi a ele pra sair várias vezes, e ele não se mexia. Os moradores da minha casa ficavam olhando mas ninguém se mexia. Fui na cozinha, peguei uma vassoura
e comecei a bater no cara até ele sair da minha casa. Me senti uma verdadeira dona de casa!! Risos. (quem ia tocar nele era o guarda) Depois que o cara foi a casa ficou toda impreguinada. Abrimos portas, janelas e depois de uma hora ou mais, voltamos a dormir.
No dia seguinte, acreditem ou não, o FDP apareceu outra vez, só que ele estava dormindo do lado da minha janela e com um carrinho do supermercado cheio de porcaria estacionada no meu jardim. Pois bem, gritei, e pedi a ele pra cair fora, mas ele não saía. Estava bêbado. Liguei pra policia e expliquei a respeito do mau cheiro, que ninguém conseguia dormir, que queria uma solução. A policial(feminina), pediu para que eu tivesse um pouco de compassion! O sangue me subiu a cabeça!
Compassion? Disse eu. A policial disse: Você tem que entender que o senhor não tem casa. Logo, logo ele vai embora. Eu fiquei furioso e disse: O que eu tenho a ver se o cara não tem casa? Quer que eu faça o quê? Coloque ele dentro de casa? Encha a banheira e dê um banho nele? Se vc tem compaixão, leve ele pra sua casa!!! A policial se irritou e disse: Excurse me?(desculpa, que disse?) exatamente o que a senhora ouviu! Eu trabalho o dia todo, pago minhas taxas, respeito as leis e tenho meus direitos. Não vou tolerar que um vagabundo me deixe sem dormir. Quero uma providência!!! A policial retrucou e pediu para eu me acalmar e que iria enviar um carro da policia, mas não poderia fazer nada de imediato, porque todas as viaturas estavam em outros serviços. Pediu que eu aguardasse. Esperei mais de uma hora e nada de policia. Eu morrendo de sono e os meus “tenants” olhando pra mim. Olhei para um italiano que mora no segundo andar e disse, tenho uma idéia: Fui na cozinha, peguei uma balde cheio de água morna(as torneiras tem água fria e quente) misturei a água com água sanitária e também algo parecido com pinho sol e fui para o segundo andar. De lá da janela, derrubei a água inteirinha na cabeça do mendigo e com um monte de xingamento ele se foi e nunca mais voltou.
A polícia me ligou dizendo que chegariam em 10 minutos. Depois de quase 2 horas de espera eu falei pra eles. Não precisa não, o homeless “tomou banho” e se foi. E disse bye!!!
A situação me deixou tão puto da vida que no fim de semana seguinte estava sentado no meu quintal olhando para um monte de cama velha que estavam bichadas, jogadas no quintal e só ocupando espaço.
Peguei um serrote e construí uma cerca pequena entre minha cama e a do vizinho(as casas aqua não tem muro entre uma e outra) e fiz também uma outra cerca da entrada da casa até a saída para evitar que o maldito voltasse. Também construí uma coberta para meu lixeiro já que temos foxes que aparecem e destroem as bolsas de lixo. Não sei aonde anda aquele mendigo e nem quero saber, mas se aparecer por aqui, vai levar uma vassourada ou vou cagar num pinico e derrubar a merda na cabeça dele. Ele que apareça!!!
Tirei algumas fotos para dar uma idéia de onde vivo. Algumas fotos tiveram que tirar a distância, caso contrário teria problemas. Fotos da minha cerca, da minha lixeira. Enfim, aqui tem historia.

Sergio Sandes









13 comentários:

  1. Petrucio ainda tem varios erros, pelo jeito vc nao esta com saco, deixa pra la. fui!!!

    ResponderExcluir
  2. Sergio, eu me lembro bem desta história. Não dá pra RIR e nem CHORAR, pois é triste saber que mesmo na sua tão elogiada LONDON tem essa miséria toda.

    FuiToo

    ResponderExcluir
  3. Paulo, eu ainda irei continuar elogiando Londres porque, nao encontrei praticamente nenhuma cidade(com excessao da Noruega, Finlandia, Suecia e Dinamarca) que nao tivesse pobreza, porem Londres com quase 10.000.000 de habitantes o numero de crimes e' muitissimo baixo em relacao ao tamanho da cidade. Entre no website www.alagoas24horas.com.br e veja quantas pessoas foras assassinadas nos ultimos 4 meses: 496! Como pode? Isso significa, se tivessemos a populacao de Sao Paulo, teriamos sangue saindo pelas torneiras. Londres tem muita coisa que nao gosto, mas a seguranca pra mim e' uma das coisas mais primordiais. Aqui posso sair com minha camera de 3.000, 4.000, 5.000 mil reais e nao vou correr o risco de ser roubado. Aqui nao tenho medo de andar numa rua escura 12:00, 1:00 da manha. Pode acontecer algo, mas e' quase impossivel. A policia daqui nao e' 100% perfeita mas as pessoas ainda tem algum respeito.
    Quem faz Whitechapel, sao imigrantes como eu. A maioria das pessoas jogam lixo no chao e nao estao preocupadas com ratos,etc. Eu faco a minha parte. Quando a maioria dos meus amigos entram na minha casa, a primeira coisa que dizem e': Nossa que casa limpa!!! E isso nao abro mao. A casa que moro trato como Salete trata a casa de Mae. Fez sujeira, nao limpou e nao deu ouvido pra minha reclamacao e' rua!!!! Da frente da minha casa pra fora, ai e' outra historia. Quem mora na minha regiao(a maioria) nao gosta de higiene, a coisa vem de berco, infelizmente!

    ResponderExcluir
  4. A quantidade de crimes que mencionei acima ocorreram em Alagoas.

    ResponderExcluir
  5. A conversa com a policial foi show de bola!!!

    ResponderExcluir
  6. Ate hoje eu nao acredito no que eu ouvir: Have a bit of compassion!!! Compassion? My ass!!!

    ResponderExcluir
  7. Sergio, já discutimos assunto parecido dezenas de vêzes, mas não tem jeito, eu não gosto quando vc. fica só metendo o pau (e pior, sempre comparando )em nossa terra, mesmo sendo tudo verdade. Apesar de (ainda não ter ido em Londres/Europa, tenho certeza que tem muitas coisas que eu adoraria que aqui fosse da mesma forma, mas também sabemos que temos coisas maravilhosas em nossa terra/Brasil, não devemos desistir de fazer algo para melhorar, mas ficar o tempo todo focando que há de PESTE, não é por aí, eu não aceito, simples...

    ResponderExcluir
  8. Sergio,
    Se eu deixar tudo certinho, vai perder a sua originalidade. Tá bom desse jeito.
    Falando sério, não troco Maceió por lugar nenhum do mundo. Esquecendo o lado da política, isso aqui é um paraíso.

    ResponderExcluir
  9. Paulo/Petrucio, nunca deixei de elogiar a nossa terra por aqui, nao e' a toa que o Luizinho e deu um poster de Maceio(em ingles) e esta no Lloyds na parede de um dos corredores mais movimentados da empresa e ainda com meu telefone para contato caso queiram mais informacoes.
    O que eu posso deixar de lembrar(para voces, nao para os turistas) e' que a coisa esta muito ruim em relacao ao seguranca. Isso me doi muito e esperaria que ao longo dos anos, que as coisas melhorassem. Ai eu me pergunto: Se o Brasil esta tao bem financeiramente, porque a criminalidade aumentou? Porque ha tanta gente tomando drogas? Ha algum "Bolsa Marijuana" ? Bolsa Crack? Bolsa Cocaina? Se metade do dinheiro que e' roubado pelos nossos politicos safados, imorais, sem coracao, desumanos, enfim, se esse dinheiro fosse destinado corretamente para melhorar a vida da populacao, eu posso te dizer com 100% de conviccao que nosso pais seria o melhor do mundo!!!
    Eu acho melhor a conversa parar por aqui, afinal de contas Paulo nao gosta de politica, mas te digo um coisa meu querido irmao, que eu prezo tanto(assim com todos): Se a maioria de nossos politicos fossem mais honestos o Brasil seria um paraiso.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com Sergio em tudo que ele diz. Infelizmente a corrupção é grande demais no nosso país. Sinto vergonha, sinceramente.

    É estranho sabermos que num país do primeiro mundo tenha pobreza e miséria, mas existe sim. E, nesse caso, quando acolhe pessoas de outras partes como do leste europeu e India, onde a pobreza não é novidade, muito pelo contrário.

    Fiquei chocada quando li recentemente que Alagoas estatisticamente é o estado mais violento do Brasil e com a menor expectativa de vida. Eu não sabia disso.

    Nosso país é abençoado pelo clima, pela topografia, pela falta de guerras, por terras férteis, pelas belezas naturais, pela floresta amazônica, etc. Temos tudo para sermos ricos de verdade. Mas não conseguimos "chegar lá".

    ResponderExcluir
  11. Adilma, eu viajando pela Europa, de trem, aviao, navio, carro, enfim, ja viajei muito e espero viajar muito mais. Viajando de trem por varios paises sempre me perguntei porque nao poderiamos ter trem de passageiros por todos os recantos do Brasil. Trem que ao final dos vagoes dos passegeiros fosse usado tambem para transportar alimentos, roupas, enfim, o Brasil seria um outro Brasil. Muitas vezes acreditamos que a Europa so tem isso porque sao paises antigos, paises menores e eu posso dizer que se tivermos esse tipo de pensamento o Brasil nunca saira de rodovias, que quando chove viram crateras!!! O Brasil pode sim ter transprte ferroviario de ponta a ponta e deixar de depender tanto das estradas. Alagoas, como varios estados do Brasil vivem na miseria por descaso, incompetencia, malandragem, FDPs, de alguns individuos que usam o dinheiro publico em beneficio proprio.
    Ha pobreza aqui em Londres mas e' pura safadeza. O governo te dar casa, comida, paga universidade, medico, enfim, o cara tem tudo a disposicao, e vc sabe o que faz? Gasta o dinheiro com alcohol, drogas, enfim. Aqui o dinheiro e' repassado e a comida e' mais do cidadao do que do governo. Ja ai, e' ao contrario, a culpa sao dos politicos mesmo!!!
    Vi uma reportagem recentemente a respeito do metro de Salvador e fiquei indignado. Vou parando por aqui porque preciso dormir. beijos

    ResponderExcluir
  12. Sergio,

    O metrô de Salvador é UMA VERGONHA. Desde o meado doas anos 1980!! Século passado!!! E o pior: não vai atender a população porque sai de lugar nenhum e chega a lugar algum. São cerca de 6km. Isso mesmo: SEIS quilometros.

    Concordo mais uma vez com você que é preciso sim o Brasil "pensar" e "agir". Ferrovias, pontes, mais navios, etc. As cidades cuja maioria não tem planejamento, estão crescendo. Não dão conta de tantos carros. Falta PLANEJAMENTO URBANO, falta vergonha, falta vontade de fazer direito. É dose... Vou postar sobre a UFBA aqui e vocÊ verá algumas fotos que me deixam envergonhada.

    Bj!

    ResponderExcluir