sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dia das Mães




Mãe não entende se você não come tudo que está no prato.
Mãe não aceita desculpas do tipo 'Se os outros podem, por que eu não posso?'.
Mãe responde: 'Os outros não são meus filhos'.
 
Mãe adora ouvir o barulho da fechadura quando o filho chega.
Mãe tem cheiro de banho, tem cheiro de bolo, tem cheiro de casa limpa. 
 
Mãe fica assustada quando vê o caso daquela modelo que morreu de anorexia:
'Eu já falei  pra você comer tudo!'
Mãe fica assustada quando lê notícia de assalto.
Mãe fica assustada quando lê notícia de  acidente.
Mãe fica assustada quando lê notícia de briga.
Mãe fica assustada quando lê notícia.
Mãe fica assustada. 
 
Mãe não está nem aí para o que os outros pensam.
Mãe foge com o filho  para o Egito, montada num burrico.
Mãe tem sonho.
Mãe tem pressentimento.
Mãe tem sexto sentido e sétimo, oitavo, nono, décimo.
Mãe não faz sentido (para quem não é mãe). 
 
Mãe chora ao pé da cruz.
Mãe chora em rebelião.
Mãe chora se o filho é messias ou bandido...
Mãe acredita
Mãe não pode ser testemunha no tribunal
Mãe é café com leite.
Café com leite, pão com manteiga, biscoito, bolacha de água e sal, banana cozida.
E ainda faz você levar um pedaço de bolo pra casa. 
 
Mãe só tem uma, mas é tudo igual.
Mãe espera o telefone tocar.
Mãe espera a campainha tocar.
Mãe espera  o resultado do vestibular.
Mãe espera o carteiro.
Mãe moderna espera e-mail, mas espera.
Mãe sempre espera.  Mãe sempre abra a mão de si própria.
 
Mãe ama. Ama incondicionalmente!
Assim, verbo intransitivo, como queria Mário de Andrade.
Porque, se é mãe, já se sabe o que ela ama.
A culpa é da mãe, dizem os freudianos superficiais.
Os verdadeiros freudianos sabem que, sem mãe, nada feito. 
 
Uma amiga costuma dizer: 'Pai é palhaço, mãe é de aço'.
A frase é interessante, porque o aço é uma liga de ferro e carbono.
Ferro é o símbolo da força; carbono é o elemento presente em todos os organismos vivos.
A mãe constitui a liga entre a fragilidade e a força do indivíduo.
Não há algo mais vulnerável e mais sólido  que a maternidade.
Mãe é de aço. 
 
A esta altura, você deve estar perguntando:
'Mas por que essa pessoa está falando tanto de mãe?'
A verdade é que eu não sei.
Talvez seja porque a palavra mãe não tenha equivalente.
Já notaram? Mãe só rima com mãe.

( sem autoria conhecida )

Adilma, desejando a todos UM FELIZ DIA DAS MÃES!!! 

7 comentários:

  1. Comemorar o dia das Maes nao deveria ser apenas um dia do ano mas os 365! Afinal de contas, ela esta pensando em nos 24 horas por dia. Sao verdadeiras heroinas, que dedicaram suas vidas a um individuo, a varios individuos, como e' o caso de minha mae. As vezes eu me pergunto se em algum momento desde que teve o primeiro filho, minha Mae conseguiu por algum segundo em nao pensar em nenhum dos filhos? Sera que ela conseguiu? Tenho certeza que nao! Anos e anos de dedicacao a cada um dos filhos, mesmos com aqueles que so apareciam de vez em quando.
    Imagino a preocupacao em ter comida na mesa, ter a roupa do filho limpa, levar o mesmo ao colegio, apaziguar os mesmos quando ha desavencas,etc.
    Nao temos, e nunca teremos alguem capaz de descrever o que uma mae realmente significa. Eu vejo a minha Mae como uma rainha. Ele nao precisa de joias, de coroa, de vestidos sofisticados para que eu a veja dessa forma. Minha mae, e' meu mundo e foi atraves dela que conseguir superar muitos problemas nao so ai no Brasil como aqui na Inglaterra. Os problemas que eu enfrentei sao minusculos em relacao ao que Mae enfrentou. Mesmo diante de tantas tragedias na familia, mesmo com dores, ela ainda consegue sorrir no meio de muitos espinhos que a vida lhe propiciou. Eu me orgulho na Mae que tenho e tenho plena certeza que todos meus irmaos e irmas dividem o mesmo sentimento.
    Viva nossas Maes a cada segundo!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Adilma.
    Muito legal esse texto.
    Felicidade e saúde para as mães!

    ResponderExcluir
  3. Sergio,

    Fiquei emocionada com o que vc escreveu. Lindo mesmo.

    Bj!

    ResponderExcluir
  4. Sergio, sem dúvida nenhuma o que vc. escreveu retrata a nossa queridíssima Mãe ! Parabéns de verdade para você, Adilma e todas as MÃES.

    ResponderExcluir
  5. Tio, foi muito lindo o que o Senhor escreveu, como disse o Painho descreve completamente a Vovó. E como Adilma, eu tbm me emocionei!
    E viva as Mães.

    ResponderExcluir
  6. Luiz Baena faz tempo que não olho o sopa, mas eu não tenho boas lembranças da minha maternidade, pois, sofri muito e até hoje sofro por não saber a minha verdadeira historia, a emoção me acompanha a todo momento posso parecer um cara forte no sentido de robustez, porém, sou emotivo choro com muita facilidade, o bom é que voces tem uma super mãe D. Dadô que sofreu para criar todos os filhos dentro de uma educação e respeito que todos nos orgulhamos de ter uma Dadô em nossas vidas. parabéns mesmo que tardio.no post de maria irrita.

    ResponderExcluir