quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Que nem Jack, vamos por partes...

Primeira parte: Quero fazer uma retrospectiva do Sopa de Mãe. Não me lembro exatamente quais as palavras que foram utilizadas para anunciar a “missão” do Sopa de Mãe logo que foi criado, mas, o que me lembro bem era mais ou menos isso: “um mix de diversos assuntos”.

O primeiro post, de Petrúcio que criou o blog, anunciava:

“Foi criado o blog pra galera se comunicar sem tá enchendo a caixa de e-mail de cada um.Esse espaço fica reservado para todos das famílias que englobam: Sá, Sandes, Gomes, Vianna, Vieira, Palmeira, Carvalho, Medeiros, Jordão, Melo, Baena...

... Podem postar todos tipos de resenhas, fotos da família, piadas, gafes, receitas, imagens em geral, o que quiserem. Só não vale mulher totalmente pelada.(hehehehe)” (grifo meu)

Apenas minha “tchia” Angelica escreveu um comentário, mais ninguém. Considerando que era possível “postar todos os tipos de resenhas” foi anunciado o fim do casamento entre Cláudia Raia e Edson Celulari (?!). Em seguida veio uma notícia sobre um show do U2 na Irlanda (?!) e um vídeo que Sergio fez cantando uma música esculhambada (mas nem me lembro direito) onde ele imitava um gatinho parece-me. Luiz, marido de Rita, contou uma história íntima dos dois e depois pediu desculpas a todos.

Na época eu disse que em relação aos assuntos postados era preciso rever a “missão” ou objetivo do blog, porque se não houvesse mudança era possível SIM postar qualquer tipo de assunto. Foi feita uma enquete, Paulo realmente fez uma campanha, ganhou NÃO POSTAR. E ele comemorou escrevendo:

“Felizmente, a maioria entendeu o espírito do SOPA ! E se, por qualquer que seja o motivo, o mesmo não tiver vida longa, com certeza absoluta terá valido a pena enquanto durar... E VIVA os Sá, Gomes de Sá, Sá Baena, Carvalho de Sá, Viana de Sá, QQcoisa Sá, a R & L, Dadô, Jatiúca, Ponta da Barra, Delmiro Gouveia, Big Farm ( Fazenda Grande-Salvador-Bahia ), Londres.....”

Depois disso ou mais ou menos nesse período após o nome do blog não se via mais nenhuma frase, como havia antes “um mix de diversos assuntos”.

Entendi desse modo, que o blog não é exclusivo de nenhuma família, mas pertence a todas as ramificações que são derivadas dos SÁ e não se devem postar assuntos que não sejam pertinentes aos seus componentes.

E mais, para mim o blog tem sido uma excelente maneira de aproximação, um modo de nos conhecermos melhor, manifestarmos nossas opiniões, entendermos os posicionamentos, etc. É muito gratificante ler e ficar emocionado, alegre, ficar por dentro das rotinas que nos envolve, sem nenhuma intenção de fofoca nem de maledicência. Uma coisa muito boa para mim, por exemplo, foi “conhecer” Fernando e saber um pouco da sua história. Junto com ele vem esposa e dois filhos. Somos todos parentes.

Segunda parte: Sergio meu primo... Eu te amo. E não estou sendo falsa não. Você como eu e todo mundo tem muitos defeitos, mas também muitas qualidades. Eu admiro você pela sua coragem, pela sua determinação, pelo seu espírito aventureiro. Você é um vencedor.

Motivada pela sua opinião a meu respeito “... e ja Adilma, eu sei que gosta (de putaria) e fica caladinha...” , quero deixar claro que não sou puritana nem falso moralista. Veja bem... Putaria, na Bahia, está muito relacionado a sexo. Não vou ficar na internet contando minhas aventuras sexuais. Nada a ver! Concorda comigo? E não gosto de falar de merda, bosta, barro, peido, arroto, etc. É o meu jeito de ser, mas não discrimino quem o faz, nem brigo por isso. Mas, para você ter uma ideia, sou tão nojenta que quando alguém começa a falar sobre certas porcarias ao meu lado eu fico com náuseas. Se alguém se aproxima com o sovaco fedendo, por exemplo, eu saio de perto, porque fico enguhando mesmo. Quem convive comigo sabe disso. Sou uma pessoa liberal, amo ter liberdade, sou contra censuras, sou observadora ao extremo, sou chata, sou exigente, etc. Tenho uma qualidade que muitas pessoas percebem e da qual sinto muito orgulho – sou justa.

Não sou santinha do pau oco, não sou perfeita, não sou dona da verdade. Para mim a vida é um constante processo de aprendizado. Aprendo todos os momentos, o tempo todo. E o blog, dessa perspectiva, serve também de fonte. Assim como aos poucos vou entendendo as personalidades daqueles que por aqui transitam.

Terceira parte: Para encerrar, na opinião de cada um de vocês qual o objetivo, a missão, o espírito do blog?

Adilma

18 comentários:

  1. Adilma seu post está MUITO bom.

    No dia em que o Tio Petrúcio me chamou de Madre Larissa, e fez todo aquele discurso de que a Igreja é o mal do mundo, tive muita vontade de fazer um post enooooorme, defendendo-me, defendendo a Igreja, defendendo a minha religião. Mas por se tratar de um tema tão polemico e sobre a qual eu normalmente não perco o meu tempo explicando sobre aquilo que acredito, eu acabei desistindo e deixei pra lá. Como tenho MUITA convicção dos meus valores religiosos e das minhas opniões católicas, é muito difícil eu me abalar com qualquer opnião contrária a isso. Minha mãe por exemplo é simpatizando do Espiritismo, defende-o muito, mas conversamos muito sobre nossas opniões. Cada uma respeitando TOTALMENTE a opnião da outra, nenhuma vez tivemos algum "embate" sobre tal assunto. E eu acho que é por aí o caminho.

    Não concordo com muitas das formas de expressão sobre a própria opnião de vários no Sopa, que além afirmar aquilo que pensa, tem que cutucar o que o outro pensa, ou se mete, ou dá opnião.

    Sei até que as caracteristicas da grande maioria dos Gomes de Sá é realmente sacanear, mexer com o outro, tirar onda e bla bla blá, mas até onde isso vai? Será que não está sendo deixando de lado a missão e o espírito do blog, dando espaço a infinitas discussões tolas??

    E respondendo a sua pergunta acredito que o objetivo do blog é divulgar para todos da família, as NOSSAS histórias, as NOSSAS opniões, reunindo parte da família em um mesmo lugar, diminuindo a distancia, e matando um pouco da saudade que sentimos uns do outros, respeitando os limites e TODOS que aqui estão, como diz Tia Rita, SIMPLES!

    Bem, é isso, acho que já escrevi demais!

    ResponderExcluir
  2. Adilma, sabedor das suas qualidades editorias, poderia voce nos ajudar com a sua opiniao, sobre os tres itens apresentados, para mim, a sua posicao eh importantissima, pois, sem duvidas eh uma das maiores e melhores colaboradoras.

    PS: Soh para voce ter uma ideia da minha linha de raciocinio, quero dizer que se houvesse uma votacao, eu cravaria o seu POST sobre Tchia Angelica, eh a oelhor de todas.

    ResponderExcluir
  3. Adilma, em nenhum momento quis ofende-la. Nem a voce, nem a ninguem, estava apenas sacaneando com todos que mencionei essa e' a pura verdade e se isso de uma forma ou outra te deixou chateada, minhas sinceras desculpas.
    Eu fiz um video legal, pelo menos acho, nao falei putaria sob hipotese alguma entretanto Mr. Kokada e Netinho(Mr. Kokada fez esse tipo de comentario antes!) fizeram questao de mencionar que eu tinha conseguido fazer algo sem putaria, ou seja, eles apenas colocaram lenha no fogo para que eu falasse, e, como eu gosto, falei, e falei pra sacanear.
    Eu nasci 4 meses depois que a didatura se instalou no Brasil. Foram anos de repressao. Menino, nao fala isso! Menino, nao fala aquilo! Isso me torrava o ouvido! Foi uma epoca, apesar de pequeno, sabia exatamente o que estava se passando. A didatura partiu do Brasil em 1985 mas as sequelas ficaram.
    Parece que a maior preocupacao do Sopa, na realidade, e' com as criancas que surfam o blog. Gente, acordem! As criancas de hoje, sabem mais, muito mais do que qualquer um de nos. Enquanto voces estao no trabalho, eles estao surfando a internet, usando o celular, pegando uma revista, enfim, por mais que tentemos esconder a realidade do mundo, nao conseguiremos. Ja foi o tempo que acreditavamos em cegonha, ja foi o tempo que acreditavamos num padre e contavamos nossos pecados e nos sentiamos leve e por ultimo, ja foi o tempo que conseguiamos reprimir uma crianca sem ser retrucada. Temos que olhar para a frente. O pai/mae tem a obrigacao de educar o filho e mostrar o que a de melhor no mundo e tambem de alertar para as coisas ruins, mas os filhos tem seus proprios impulsos, suas vontades, eles com certeza sabem distinguir o que e' bom e o que e' ruim.
    Yazmin quando era pequenininha eu ensinava uma musiquinha que falava de comer macarrao e sair um toletao, e eu ria o tempo todo. Ela cresceu, tornou-se um bela e educada mulher e nem porisso continuou cantando aquela musiquinha. Ela lembra, mas hoje, talvez, ela nao ache nenhuma graca mas atraves das minhas macacadas, da otima criacao que Rita e o Luiz deram, com o estudo que ela teve, e a inteligencia que tem, ela aprendeu a diferenciar o bem do mal. Ela aprendeu a se defender do mundo.
    Tem uma musica do Roberto Carlos que diz:
    Meu pai um dia me falou, para que eu nunca mentisse, mas ele tambem se esqueceu de me dizer a verdade, da realidade do mundo que eu ia saber, dos traumas que a gente so sente, depois de crescer.
    O mundo esta muito explicito para se esconder qualquer coisa dos pequeninos. Devemos alertar, educar, mas sao eles que decidirao vossos destinos, nao nos!

    O espirito do blog pra mim deve ser a nossa cara, o nosso dia a dia, sem mascaras!

    ResponderExcluir
  4. E isso aí Sergio Larissa, Adilma, Angêlica, Paulo, Netinho, Petrúcio, Silvio, A vida é tão linda e muito Simplesssssss porque complicamos? se cada um tem uma cabeça e pensa diferente faz obras diferentes, relaxem para quer esquentar, fique peixe.Não se inrrrriiiiitttiiiiii com irrriiiiittttaaaaaaa.

    ResponderExcluir
  5. Bom, pra mim o espírito do blog e a missão, é tao somente informar e entreter os visitantes.
    Só quero que entendam uma coisa em definitivo. Não tô defendendo putaria, só acho que cada um fala e faz o que quiser, não tem nenhuma criança aqui. Falei que não iria colocar imagens de putaria/sexo/sacanagens, aqui no blog, mas não vou reprimir quem quiser colocar algo relacionado a si, mesmo que não seja de agrado da maioria. Temos que ter liberdade, só isso. Não gosta do post do outro, simples, não comente. Não irei fazer mais nenhuma enquete no blog, pois tem sacanagem também na mesma. Quando a gente quiser saber a opinião de todos, criamos um tópico pra cada um responder, fica mais honesto.
    Adilma, um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Adilma, seu post está ótimo.


    Acredito que a missão do blog é realmente fazer um mix dos assuntos e acontecimentos da vida de todos da FAMÍLIA, não concordo em postar coisas como casamentos e shows de pessoas que nem conhecemos, afinal, se todos nós tivesse tempo para postar tudo que acontece conosco, o blog iria ter mais post que o G1 (Portal de notícias da globo).

    Outra coisa, acho que não é certo colocarmos uma "máscara" na hora de fazer um post ou comentário aqui no blog, como à putaria que está sendo tão julgada, se tio Sergio gosta de falar kuh, zorra e baralho, que fale! é assim que todos nós o conhecemos e é assim que todos nós o amamos. Cada um tem seu jeito e já estamos acostumados com isso, as ironias da Mainha Irrita, os coices de Tio Paulo, enfim, acredito que quem ama, ama os defeitos tanto quanto as qualidades de uma pessoa, não acho certo mudarmos só para se comunicar através do blog. Lógico que existem limites e ninguém que posta e comenta aqui é mais criança que não entenda quais são os limites.



    Aaaah... to com preguiça de escrever mais!


    Pra resumir, acho que a missão do blog é essa, informar, rir, chorar, se emocionar, elogiar, criticar, brigar e se redimir.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado meu querido Yvess. Ja estou vendo todo mundo dizendo que voce e' minha duplicata e porque nao? Todo mundo que faz macacada na familia, principalmente o Yvess e o Hugo, chega um e outro e diz: Esse puxou ao Sergio e eu sinto um orgulho enorrrme! Se eu tiver sobrinho padre, dando uma de santo, ai ficarei, puuuuuto!

    ResponderExcluir
  8. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Netinho da Dado da Rua do Cassete Armado1 de dezembro de 2010 às 21:37

    Adilma,

    Parabéns pelo arrazoado , muito bom.

    No inicio do sopa eu ria pra baralho , ficava com dores nas mandíbulas , agora está uma tremenda tristeza , é porrada para todos os lados ,estão discutindo até religião ,isto na minha humilde opinião é incomcebível.

    Quem gostar de censura deve se retirar da comunidade porque está ultrapassado.

    Sérgio,
    Pela nossa senhorinha volte urgentemente a postar com o seu vocabulário próprio , náo
    se policie ,quem tiver achando ruim que morda o nariz.

    Precisamos rir , não se irritaaaaaaaaaaaaar.

    Beleza?

    ResponderExcluir
  10. Netinho, queria que voce estivesse aqui agora pela manha, a neve esta braba, a temperature de 5 graus abaixo de zero e a temperatura do vento de menos -11C. e' mole? nao! fica duro!!! hihihihiihih

    ResponderExcluir
  11. "É isso aíiiiiiiiiiiiii" ... Como diria Seu Jorge (que negão!! Aiai)

    Todos os comentários considerei excelentes. Conviver, respeitar as opiniões diversas, entender os outros, ouvir mais que falar, entre outras coisas dessa natureza, é mesmo muito difícil, requer um grau de compreensão enorme e somos seres humanos imperfeitos.

    Eu, particularmente, estou numa tarefa árdua de procurar melhorar, sinto essa necessidade, quero isso. E longe de mim querer dar lição de moral. O que eu escrevo e publico por aqui são minhas opiniões, meu jeito de pensar mesmo.

    Sergio: não me aborreci com você, não me senti ofendida. Está tudo bem, fique tranquilo.

    Netinho: concordo com você - não estamos rindo como antes!! As histórias findaram? Que é isso??

    Larissa: religião e futebol são assuntos polêmicos mesmo. Cada um de nós tem a sua crença e valores, não adianta mesmo discutir quando não existe simpatia por um time qualquer ou uma determinada religião. O importante é acima de tudo respeitar o outro, porque amar o próximo como amamos a nós mesmos (como manda Deus) é tarefa impossível. Então vamos deixando prá lá...

    Petrúcio: o blog, para mim, serviu para nos aproximarmos mais e eu adorei isso. Você é mais novo que eu e quando comecei a ir a Maceió você ainda era pequeno (?!). Esse foi o principal motivo de não termos tanta aproximação, como tenho com Paulo.

    Paulo: tenha passioneeeeeeeee!!!! De você nem escrevo muito porque todos sabem que termos uma ligação especial.

    Yvess: você tem muito discernimento e maturidade.

    Maria Rita: essa aí é aquela pessoa que não tá nem aí, quer mais é simplificar as coisas e está muito certa!!

    Enfim, o importante é não deixarmos essa ideia do blog se esvair desnecessariamente. Vamos dar continuidade. As "brigas" e discordâncias, pelo que percebo, não vão acabar. Mas, como diria o filósofo Bamba: "faz parte".

    Beijo a todos!

    ResponderExcluir
  12. Adilma, você eh phodinha MESMO ! consegue expor claramente sua opinião, é claro sempre tem um JUMENTO que não consegue entender.

    Valeu prima-irmã.

    Bjão,

    ResponderExcluir
  13. Yvess disse: ..não concordo em postar coisas como casamentos e shows de pessoas que nem conhecemos, afinal, se todos nós tivesse tempo para postar tudo que acontece conosco, o blog iria ter mais post que o G1 (Portal de notícias da globo).

    Veja só, Paulo é que começou toda a sacanagem com matéria do casamento de Claudia Raia, Fluminense...etc.
    Tudo porque fiz um post sobre meu sentimento em relação ao Felipe Massa, aí ele veio com a resenha de Felipe Massa de Sá e por foi. Depois fez a enquete quando já tinha colocado todo tipo de porcaria pra mostrar que não devíamos postar coisas que não fosse da "família". Só que eu estava falando de mim. Acho que qualquer coisa que sentimos e quisermos expor aqui, podemos fazer, sem problemas.

    ResponderExcluir
  14. Tio Petrúcio, concordo em relação à postar opiniões particulares sobre qualquer tipo de assunto, só que temos que entender que ninguem vai conseguir colocar a "lingua no fundio" e não comentar, criticar e/ou tirar sarro de um post que não ache interessante.

    Por isso que eu acho melhor postar somente coisas sobre a família, por quê nem todo mundo tem a passione e o deboxe de Maria Irrita, pra ficar "cagando e andando" com os comentários das pessoas kkkkkkkk...

    Também não sou a favor da dica da semana, votei em "nenhum dia", maaaaassss.... como milagrosamente em 30 minutos antes de encerrar a enquete o "sim, sempre sexta-feira" pulou de 6 para 16 votos, tenho que aceitar né?! Até contribuir eu vou.

    Simples!

    ResponderExcluir
  15. Ok, Yvess.
    Agora me diga uma coisa, quantas vezes você votou NÃO na enquete?

    ResponderExcluir
  16. em NÃO eu realmente votei nenhuma vez!

    mas em NENHUM DIA, eu votei apenas uma!

    ResponderExcluir