sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Educar é (mais) tarefa da mãe?


Lembrei-me de uma crônica de Fernando Sabino – Reunião de Mães – que li aos 15 anos, no livro Elenco de Cronistas Modernos. O início do texto é: “A reunião de pais só havia mães. Eu me sentia constrangido em meio a tanta mulher, por mais simpáticas me parecessem, e acabaria nem entrando - se não pudesse logo distinguir, espalhadas no auditório, duas ou três presenças masculinas que partilhariam de meu ressabiado zelo paterno.”

Mais de uma década depois de ler a crônica tornei-me mãe. Quando comecei a participar dessas reuniões, percebi que nada mudou e assim continua ainda hoje. A última (reunião) que participei tem dois meses e 99% dos presentes eram mães. Será que é porque nós mulheres vamos assumindo as tarefas sem perceber e os homens vão se “esquivando sorrateiramente e sem nenhuma culpa”?

Detalhe importante! No caso da escola de João, ao final da entrevista com cada um dos professores, era entregue uma relação de presença onde se lia: “assinatura do pai ou responsável”. Ou seja... Apesar de sermos 99% dos presentes tornávamos “responsável”. Eu, como sou chata com essas coisas, SEMPRE reclamava. Coincidência ou não na última vez a frase foi resumida para a palavra: “assinatura”.

Quando ocorrem as separações as mães ficam com os filhos, na absoluta maior parte das vezes. Tenho UM amigo que ao se divorciar ficou com os quatro filhos. É o único caso que conheço. Quando ele casou novamente, os quatro já adolescentes, a nova esposa colocou como condição básica todos os filhos saírem de casa. E ele, meu amigo, aceitou... Sei que já existem movimentos de pais que querem ficar com os filhos pós-separação, entretanto, ainda são minoria.

Não quero ser sexista, mas talvez nós mães (inclusive eu) tendo "mais" essa tarefa de educadora que o pai, acabamos formando homens que perpetuam esse pensamento. Num momento em que casais homo afetivos adotam crianças, em que a modernidade alcança patamares jamais imaginados tanto social quanto tecnológico, ainda restam papeis muito bem definidos numa relação de casal.

Perdoe-me meu querido primo Petrúcio, mas a tarefa de educar deve ser partilhada, não sei em que porcentagem para cada um dos pais. Aí está a grande questão! Pergunto-me se eu estou contribuindo para isso. Sinceramente não sei. Filhos aprendem muito com exemplos, sabemos disso e nunca temos a certeza do resultado final da educação que damos. É um processo contínuo, lento e não sei até onde ou quando vai. Ficando a tarefa "mais" para a mãe o sucesso ou fracasso é "mais" materno? Não está na hora então das mulheres exigirem parceria?


Adilma

4 comentários:

  1. Minha querida prima, quando digo que o papel de educar é mais da mãe, não estou me esquivando do papel de educador. Na verdade falei mais na brincadeira, para instigar comentários mesmos. O detalhe é que saio logo cedo de casa e quando retorno já é noite, quase não converso com meus filhos, pois eles dormem cedo. Quando chego brinco um pouco com eles, converso um pouco, vejo as tarefas e pronto, já tá na hora de dormir, isso quando o Vinícius já não está dormindo, às vezes ele dorme 17:30 e só acorda no outro dia 6:00. Tento educar dentro do possível, mas a mãe é quem passa o maior tempo com os filhos, no final de semana é que o bicho pega, os meninos só pedem as coisas a mim. A mãe fica só rindo da situation.

    ResponderExcluir
  2. Respondendo a pergunta. Educar é mais tarefa da mãe, quando ela tem mais tempo, simples.

    ResponderExcluir
  3. Adilma me amor, como vai?
    Concordo com você Adilma.
    Adilma, quando estou na escola, muitas vezes tenho que chamar os pais ou responsáveis pela criança, por vários motivos, pois bem, muitos alegam que o filho fica mais com a mãe e quem tem educar e etc é ela, pode?
    Outro coisa muitos alegam que não tem tempo pra conversar, brincar, passear etc com o filho. Nesse momento falo para a mãe e o pai, que a quantidade de tempo disponível não importa, o que importa é que aquele "5 minutos" disponível seja importante para todos da familia. Educar é uma tarefa árdua e tem que ser diária, não importa o problema que você tenha, mais os pais tem o dever e a obrigação de educar os mesmo. Na hora de vira os "zoinhos" tava bom, não é? agora toma!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Fernando,

    Tô bem... E vc? Anda sumido! Lmebrei de uma amiga quando vc menciona que na hora de virar os "zoinhos" tava bom... Rsrsrsrsrsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir