terça-feira, 16 de novembro de 2010

O que você vai fazer neste Natal?

Uma dúvida: quem não crê em Deus comemora o Natal? Como é?

Lancei essa pergunta para alguns amigos declaradamente ateus. A resposta foi mais ou menos a seguinte: “aproveita-se a festa como outra qualquer”.

Ontem à noite, após fazermos uma oração, comentei com João Vítor sobre isso, com um leve tom de censura, em relação às pessoas que me deram aquela resposta. Para minha surpresa meu filho me disse que inclusive para nós o Natal é um feriado onde na véspera trocamos presentes e jantamos em família. E continuou: “o que estamos fazendo de diferente de quem não é cristão?”

Pode parecer agora uma resposta qualquer, comum, mas no contexto em que ocorreu não foi. O que João falou sem pestanejar e sem nenhuma intenção de me ofender me calou profundamente. Fiquei uns instantes muda. Foi uma grande lição para mim, em vários sentidos. E estou pensando: o que EU farei diferente no Natal, do ponto de vista cristão?


Adilma

20 comentários:

  1. Natal quando eu morava ai no Brasil fazia uma diferenca enorme. A familia se reune, a gente rir muito, come, relembra do passado, enfim, celebramos o Natal como uma outra festa qualquer(o feriado e' otimo!). Ja aqui em Londres, as vezes vou para a casa da Rosa/Natalia e passo o Natal com eles. 11 da noite a Rosa ja esta bebada e comeca a encher o saco de todo mundo. Temos 4 dias de folga no Natal e isso e' otimo para reaver o sono perdido.

    ResponderExcluir
  2. Sergio, você não respondeu a pergunta de Adilma.(hehehe)
    Bom, eu sou quase um Ateu, pois não tenho fé, não acredito nas igrejas, ou melhor, em quem comanda as mesmas. O Papa, nem se fala, é um mamador mor, mas, procuro levar meus filhos para o lado da igreja católica, pelo menos coisa ruim não vão aprender, deve seguir uma linha de bondade, caridade, solidariedade e o principal de tudo, ter o temor a Deus, os filhos têm que acreditar em Deus para temer o mesmo.
    Sobre o Natal, pra mim é como um feriado qualquer, mas já preparei minha sacola de doações, com brinquedos e roupas usadas para doar, é uma espécie de espírito natalino, final de ano sempre queremos ajudar alguém.

    ResponderExcluir
  3. Petrúcio, não consigo entender muito bem, como é que vc. se diz ´quase Ateu´ apenas por não gostar de igreja ou quem as comanda, acho que vc. está misturando as bolotas, pois, na minha opinião simples, são coisas diferentes e/ou isoladas. Pois, eu acredito em DEUS e muito, já o pacote igreja+missa não acho graça nenhuma, vocês já viram eu falar algumas vezes, que a única parte que eu acho lindo e aliviante, é quando o padre fala em alto e bom SOM: VAMOS EM PAZ QUE DEUS OS ACOMPANHE.... é maravilhoso !!!

    PS: e outra, Adilma não está perguntando, está SE perguntando... de qualquer modo, eu posso dizer o que vou fazer como cristão, exatamente o que procuro fazer a vida toda, não ter maldade,inveja,etc com as pessoas e sempre procurar à ajuda-las. E finalmente, juntar-se aos irmões na casa de D.Dadô e ficar procurando o vacilo de alguém para mangar a noite toda com espíto natalino!!! ahahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Quando digo: Quase Ateu, é por conta também de não achar que rezar resolve as coisas, as pessoas têm que praticar o bem, tão somente.
    Conheço um FDP que vai pra missa(igreja evangélica) quase todos os dias, tem no parabrisa traseiro do seu carro: Deus é fiel!
    Mas o sacana só vive colocando gaia na mulher. Pode um negócio desses.
    O que ele está fazendo na igreja?
    Se enganando, né?

    ResponderExcluir
  5. Só não me considero Ateu mesmo, por não duvidar da existência de um ser superior, somente.

    ResponderExcluir
  6. Participarei hoje de uma reunião às 19h30 com um grupo de voluntários que está arrecadando alimentos para cestas natalinas. É a primeira vez que farei um trabalho assim. Não sei no que vai dar, mas é um começo.

    Esse projeto que me refiro é bastante audacioso. O objetivo é conseguir 3 toneladas de alimentos não perecíveis. A meta ainda não foi alcançada, afinal é muita coisa, mas não é impossível de ser conseguida.

    Pode parecer que encontrei muito rápido a resposta à minha pergunta, mas na verdade eu já vinha pensando em ajudar com o meu trabalho de algum modo. O que me fez tomar a decisão final foram as palavras do meu filho.

    Acho que família é isso aí: simples! (Como diria a filósofa Rita).

    ResponderExcluir
  7. Petrúcio,

    Com toda a certeza você não é ateu, pois não nega a existência de Deus nem a crença Nele.

    Eu não sou católica, mas fui batizada na igreja, assim como meus filhos, fiz primeira comunhão, casei com as bençãos de um padre (muito do FDP por sinal) e tanto João quanto Nanda estudaram em escola católica. Entretanto, concordo com você no que diz respeito às hipocrisias que acontecem em qualquer religião... Isso é revoltante.

    Viver na Bahia, um estado laico por excelência, é maravilhoso, porque mães de santos fazem promessa a Senhor do Bonfim, padres rezam missa vestidos como sacerdotes africanos ao som de atabaques e protestantes vendem acarajé com trajes de baianas. Haja mistura!

    ResponderExcluir
  8. Viiixe, eu já vi que agora eu vou escrever demais.

    Vamos lá por parte. Adilma, incrivelmente eu me fiz esses questionamentos por esses dias, como alguns sabem, sou católica praticante e procuro fazer as coisas de uma maneira que me torne uma cristã comprometida. E mais, acima de fazer as coisas que acredito ser coerente com a minha religião e com aquilo que acredito, como amar a Deus sobre todas as coisas, ir a missa, comungar, confessar e essas outras coisas, procuro praticar o BEM, pois acredito que isso que me torna uma cristã verdadeira. O Natal, assim como para todos os católicos, é a data mais importante em nosso calendário (junto com a Semana Santa), e pra mim vai MUITO além de um feriado ou um dia festivo. É um dia em que fico muito emocionada, inclusive hoje em dia, que eu não tenho mais a minha avó materna entre nós, e não tenho mais a Trindade na minha casa (Pai e Mãe juntos), hoje tenho pegar a minha noite e dividir em duas. Mas além de tudo é o dia em que só agradeço a Ele, pela minha vida e saúde, e por poder partilhar a mesa com a minha família, ainda que em duas partes hehe. Acho que é por isso que normalmente eu não saio, aqui sempre tem festas em boates, e normalmente fico em casa até dá sono e dormir. Deixo a festa meesmo pra o Ano Novo, que eu ADORO!

    Bem é isso!

    ResponderExcluir
  9. Tio Petrúcio, afirmar que é um "quase" Ateu, eu mais ainda que não tem fé é algo tão forte, que acredito que no fundo isso não é o reflexo do que o Sr. realmente crê. Entendo que muita gente se revolta contra a Igreja e os seus sacedortes, e eu não vou aqui defende-los, pois só se ama aquilo que se conhece, e umas palavras no Sopa não iria fazer o Sr. conhece-los né? Não admito os escândalos, e o erros cometidos pela INSTITUIÇÃO, mas tbm afirmo que muito mais que erros se têm acertos e muito mais que padres "FDP", têm-se verdadeiros exemplos. Porém todavia, entretanto, não vamos fazer do Sopa um cenário de discussão (=conversa) sobre religião, porque né, sem condições! hehehe Na linha do velho clichê, é como futebol, não se entra em consenso! Beeeijos for all.

    ResponderExcluir
  10. Larissa, falo sério. Eu não tenho fé, mesmo acreditando que Deus existe, pra mim são coisas diferentes. Não rezo pra pedir as coisas, faço por merecer as mesmas, se não as conseguir, paciência.
    Outro dia estava assistindo ao progrma de esportes na ESPN, lá estava o Juca Kfouri, que para mim é o jornalista esportivo mais inteligente do Brasil, que também tem o blog/ site mais acessado do UOL. Ele já disse que não tem fé, e nem acredita em Deus, mas as pessoas respeitam sua pessoa, simples assim.

    ResponderExcluir
  11. Larissa, seu posicionamento/postura/opinião neste caso está pefeito, nota 1.000 !

    Bjo fofinha,

    ResponderExcluir
  12. A praga de uma nação é a religião.
    Isso resume!

    ResponderExcluir
  13. Eu respeito Larissa e me orgulho dela ser uma devota. Eu ja fui, mas tive tantas decepcoes, principalmente na minha paroquia local aonde o padre pedia dinheiro para a comunidade para a reformar da igreja, eu ajudar na coleta e quando descobrir que parte do dinheiro ele estava usando pra ir a balada e encher a cara e ir para sauna gay, cair fora. Nao queria compactuar com a canalhice dele, nem quiz denuncia-lo para evitar mais escanda-los. Quando estive no Vaticano em 2000 fiquei impressionado com todo o luxo. A guarda toda suica, belos uniformes. Fiquei me perguntando porque tanto luxo quando temos milhoes de pessoas passando fome ao redor do mundo? Muita hipocresia.
    Ha pouco mais de 1 semana estava eu na classe de relacoes internacionais quando o professor questionou para todos o que era religiao: Eu respondir: Um negocio como um outro qualquer com a diferenca em que a religiao o negocio te pede dinheiro e nao da nada em troca a nao ser palavras de conforto de pessoas que professam muitas vezes algo em que nao acreditam. So bastou eu fechar a boca e um casal de mulcumanos quase me engoliram. O professor teve que parar a discursao porque eu disse que sentia pena dos enganados!

    ResponderExcluir
  14. Sergio, seu comentário está nota 10.000!
    É isso aí!

    ResponderExcluir
  15. Madre Larissa, também respeito sua opinião.

    ResponderExcluir
  16. Tio Petrúcio, a praga da nação é gente desonesta, suja, hipócrita, mediocre, mentirosa, ladra, ruim e desumana. E gente assim, tenha certeza, o Sr. encontra em todos os lugares!

    No momento em que afirma que a praga da nação é a a religião, refere-se as pessoas que com ela mantenha uma relação íntima, pessoas como eu, Vovó Dadô, Tia Angélica, que independente da religião, possui ela como um norte! Pense direitinho quando afirmar algo sobre religião, pois como eu falei no segundo comentário (entre-linhas), é um assunto muitíssimo delicado! =)

    E quanto ao Madre, obrigada pelo elogio!
    =)

    ResponderExcluir
  17. Larissa,
    Toda regra tem excessão, como as pessoas da nossa família, que gostam da religião e praticam sempre o bem. Eu não tenho religião, é um direito que me assiste, mas espero que meus filhos continuem acreditando em Deus, procurem sempre fazer o bem, sem olhar a quem, somente.

    ResponderExcluir
  18. Discutir religião é mesmo muito complicado. Acho que todos estão absolutamente certos nas suas colocações. É o momento de cada um e faz parte do processo evolutivo de todos. Infelizmente os nossos preconceitos e intolerância falam mais alto.

    Em nome de Deus os homens matam, professamos os mandamentos e tratamos as pessoas com indiferença. Muitos sacerdotes, pastores, chefes religiosos de todas as crenças pedem dinheiro e usam em benefício próprio. Isso é uma amostra da humanidade e do que somos capazes.

    Mas, como dizia minha sábia avó D. Maria: "cada cabeça uma sentença". Fica para cada um de nós o resultado das nossas ações.

    É revoltante e frustante presenciar algo como o que Sergio comentou. Eu também me afastaria, não iria compactuar dessa farsa.

    O que meu filho me fez refletir foi justamente algo que quero mudar em mim: eu censurei as pessoas quando na prática estou fazendo o mesmo que elas. Independente de ter uma religião ou não, eu desejo melhorar como ser humano, corrigir o que puder em mim de alguma forma, pois perfeita jamais serei.

    ResponderExcluir
  19. Quando digo que é uma "praga", se dá pelo fato de ter igreja em todo canto, virou um meio de vida, muitos ficam alienados pela bíblia e falam o tempo todo no nome de Deus, em vão.
    Só pra você ter uma idéia, na principal avenida do bairro que moro, existem nove igrejas, duas católicas e sete evangélicas. Outro dia teve a procissão de São Judas Tadeu(imagem), no calor de 4:00h da tarde, cheguei às 17:30h, quando a procissão estava retornando na avenida. Fui em um mercadinho quando o dono(evangéilico) ficou revoltado com aquilo, o buzinaço na avenida, por conta do congestionamento que causou tomando a metade da pista. Quer dizer, o evangéilico fica com raiva do católico e vice-versa. Ninguém deveria ter raiva, afinal de contas todos têm em comum adoração a Jesus Cristo. Gisele arrastou meus filhos(sem me avisar) e minha sogra pra procissão.Vou parar por aqui, senão vai ter "neguinho e neguinha" com raiva de mim.(hihihihi)

    ResponderExcluir
  20. Pessoal, não há indício que Jesus nasceu em 25 de Dezembro..por que?
    O que diz a igreja?, que Maria e José veio de não sei de onde para algum lugar de jegue, Certo?, pois bem, o que diz historiadores e pessoas que entende de geografia?, A evidência encontra-se no texto de Lucas, no capítulo 2, onde nos é dito: "Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho" (Lc 2:8). Os pastores guardavam seus rebanhos nos apriscos descobertos, pois não havia ainda chegado o inverno. No hemisfério sul, o mês de dezembro situa-se no verão, ou seja, as temperaturas são sempre elevadas, com chuvas ocasionais. Mas não é assim no hemisfério norte! Ali é inverno! Pensemos então: se Jesus nasceu em dezembro, como poderiam os rebanhos estarem no campo sem nenhuma proteção, visto ser frio naquela região nesta época? Ainda hoje, em Jerusalém, chega a nevar nos últimos dias de dezembro! Outra coisa que nos informa a escritura é: "E isto vos será por sinal: Achareis um menino envolto em faixas, e deitado em uma manjedoura" (Lc 2:12). Poderia um recém-nascido suportar o frio do inverno (inclusive com neve) deitado numa manjedoura (em um estábulo sem proteção) e somente envolto em panos? Creio que não! Não podemos deixar de notar que os pais de Jesus tiveram de ficar "hospedados" numa estrebaria, pois os hotéis e quartos da cidade já estavam lotados! Isso significa que havia algum evento na cidade que fez com que muita gente viesse para Jerusalém. Segundo o calendário judaico, em dezembro não ocorreria nenhuma das três grandes festas bíblicas e a cidade, portanto, não estaria cheia de gente nessa época! Porém, no mês de setembro / outubro ocorreria a festa dos Tabernáculos e esse evento traria muitas pessoas à Jerusalém! Também nessa época o clima ainda não estaria frio, mas seria ameno e o menino poderia nascer ali tranqüilamente! Quero chamar a sua atenção para um fato: Jesus nasceu justamente na época que deveria nascer, pois João nos diz: "E o Verbo se fez carne, e habitou (tabernaculou - no original) entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai" (Jo 1:14)! Isso não é lindo? Ele nasceu (tabernaculou) justamente numa festa dos Tebernáculos! As coisas de Deus sempre fazem sentido! Nada é feito por Ele de forma a trazer confusão ao seu povo!

    ResponderExcluir