quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Orgulho é defeito?

Assim que completei 18 anos fui trabalhar num banco. Dependi de uma autorização por escrito do meu pai, três meses depois que comecei como recepcionista, para ser caixa executivo. Nunca me esqueço das palavras dele:

- Você vai lidar com muito dinheiro que não lhe pertence, disse ele. Cuidado para que o olho não seja maior que sua moral. Não quero filho ladrão.

Bem ao estilo Seu Adelmar...

Certo dia, final de tarde, agência lotada, recebi um pagamento de uma cliente. Dei o troco e ela me disse que estava errado. Eu, do alto dos meus 18 anos, respondi que era impossível estar errado. E ela retrucou:

- Mas está.

Como permaneci negando o erro, ela pegou um papel, anotou um número de telefone e me entregou.

- Esse é meu número de telefone. Quando fechar o caixa verá que tem um erro. Então você me liga que eu volto para acertarmos.

Peguei o papel, mas não dei importância. Continuei meu trabalho. Ao encerrar o caixa descobri que faltava dinheiro. Impossível saber exatamente quanto, mas eu calculo hoje que seriam uns 200, 300 reais.

Meu orgulho falou mais alto. Paguei ao banco sem telefonar para a mulher. E continuo orgulhosa. Será que é mesmo um defeito?

Adilma

6 comentários:

  1. Orgulho as vezes faz com que levamos no boga(palavra de netinho) sem cuspe!

    ResponderExcluir
  2. Adilma, "HERAR EH UMANO", deverias aceitar o erro e pedir para cagar.

    ResponderExcluir
  3. Neste caso, além de orgulho (que nem sempre é defeito) foi burrice !!! ahahahahah

    ResponderExcluir
  4. Não acho que seja um defeito, têm determinadas situações que fica muito difícil reconhecer-mos nossos erros, no caso acima, acho que também não ligaria, preferia pagar, se a quantia não fosse muito alta, só para não ouvir a senhora dizer que tinha razão.(hihihi)
    Sergio, o que tem a ver boga no assunto?
    Sr. Sopa(Herar eh humano), identifique-se!

    ResponderExcluir
  5. Pois é Paulo... Burrice. Mas preferi pagar que dar o braço a torcer. Hoje eu teria ao menos questionado, revisado, realmente foi tolice minha. Foi uma bobagem.

    Meu orgulho já me fez passar outros perrengues...

    ResponderExcluir
  6. Adilma,

    Aconteceu situação semelhante com um amigo, ele também em um banco, sacou uma grana e saiu andando e contando, constatou que a moça do caixa havia dado dinheiro a mais, ele , prontramente retornou e disse: moça o dinheiro está errado, aí a fia da peste disse: o problema é do Sr.,não aceito reclamação, porque não conferiu na minha frente?, ele: é que a senhora me deu dinheiro a mais!!!
    ô Sr. me desculpe, o mesmo devolveu o dinheiro e ela não levantava nem mais a cabeça de vergonha.
    Grande lição.

    ResponderExcluir