terça-feira, 27 de julho de 2010

A saudosa D. Maria e as suas verdades incontestáveis

Saudade de minha avó, D. Maria, que cozinhava como ninguém e alguns que agora leem a conheceram. Saudade do peixe vermelho a escabeche (às sextas), cozidos (aos sábados) e feijoadas (aos domingos). Porque era assim: o cardápio não variava. Coisas de Seu Adelmar... Sabem como é...

Lembro-me de certos "ditados" que ela falava sempre na hora certa, como por exemplo:

"Homem é cavalo que o cão monta de manhã, cavalga o dia inteiro e larga meia noite, na encruzilhada, todo suado."

"Não existe homem perfeito. Quem quiser um, faça de barro".

"Macho com fêmea? Nem cavalo com formiga!"

"Cachorro quando vai engolir um osso toma medida no cu três dias e três noites."

"Uma mãe é prá cem filhos, mas cem filhos não é prá uma mãe".

"Cuidado com o que diz! Antigamente a gente dizia uma coisa na sala e "pagava a língua" na porta da cozinha. Hoje em dia nem precisa sair da sala".

"Língua fala, língua paga".

"Boa romaria faz quem em sua casa está em paz".

E depois de uma desilusão amorosa, lá pela década de 40 do século passado ela jurou:

"Fiz o sinal da cruz com a mão, na parede do quarto, e pensei: no meu umbigo esse sacana não sobe mais!"

Se eu soubesse teria escrito num caderno, para nunca esquecer. Mas a vida é assim - a gente aprende muito tarde algumas coisas.

Beijo a todos!

Adilma

6 comentários:

  1. Valeu, Adilma.
    Muito massa!!!
    Lembrando da Bahia.(hehehe)
    http://azuretado.blogspot.com/2010/07/lenda-da-chegada-de-jesus-na-bahia.html

    ResponderExcluir
  2. Karaka, vc. me fez lembrar (mais uma) as dezenas de vêzes que estive em Big Farm Town.
    Bjao,
    Kokada da Bahia

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu leeeembro do cuzido, maravilha! Só que eu acho que o que eu comi já não era o preparado de D. Maria, infelizmente. Maaaas tive a felicidade de conhece-la e lembro da mesma perfeitamente!

    Larissa

    ResponderExcluir
  5. Bem dito Adilma ... minha vó Maria foi única. Sua linguagem simples, popular, avançada para o seu tempo e acima de tudo cheia de conteúdo picante e ousado. Ela deixou muitas saudades. Minhas conversas com ela eram longas e aprendi muito. Saudades ... saudades.

    ResponderExcluir
  6. Com certeza a D.Maria jamais sera esquecida. O que eu mais gostava dela era o senso de humor, mesmo com as pernas doendos ela sempre soltava alguma e a gente comecava a rir. Ela com certeza era uma pessoa bastante avancada e tinha uma cabeca maravilhosa. La no mundo espiritual ela deve esta aprontando e ja deve ter feito milhares de amigos. Saudades dela pra sempre!

    ResponderExcluir