quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O ENTERRO DE TEOTONIO VILELA(PAI)


Em novembro de 1983 aconteceu algo em Maceio que o Brasil inteiro ficou sabendo. Morria de cancer o entao Senador Teotonio Vilela pai do atual governador do Estado de Alagoas.
A praca da assembleia legislativa de Maceio parou. Havia gente pendurada em arvores e por todos os lugares que voces possam imaginar. Lembro muito bem as escadarias da Cathedral Metropolitana completamente tomada por curiosos. Muitos onibus foram colocados a disposicao da populacao para acompanhar o funeral ate o Parque das Flores. Nesse dia, fazia um sol de torrar churrasco no asfalto! Eu acompanhei o funeral de onibus(nao estou bem certo se foi de onibus ou andando). Um carro de som tocava a musica Menestrel das Alagoas que era cantada por Fafa de Belem e a mesma esta presente no funeral assim como muitas autoridades do mundo politico.
Voces sabem porque tenho isso tudo bem nitido? Simplesmente porque um fato engracado aconteceu dentro do cemiterio. Eu estava bem perto da cova. O puxa-puxa era bastante grande porque todo mundo queria esta perto dos famosos e da Fafa da Belem que na epoca os peitos eram tao grandes que boa parte do espaco do Parque das Flores foi tomado pelos mesmos!!!Durante o empurra-empurra um rapaz caiu na cova. Imaginem o desespero do cara pra sair de dentro? Parecia esses cachorrinhos que caem dentro de um buraco e fica pulando que nem o meu ex-cachorrinho chamado Pipoca! Nao demorou mais de um minuto pra tirar o cara de dentro da cova mas foi tempo suficiente para o cara suar que nem tampa de chaleira!

Algo que nao esqueci foi uma das partes do discurso do irmao do Teotonio(Don Adelmo Machado).Ele disse mais ou menos assim: VAI EM PAZ, DESCANSA EM PAZ, NA PAZ DA SUA CONCIENCIA, NA CONCIENCIA DO SEU DEVER CUMPRIDO. Eu achei isso muito bonito.
Tudo isso aconteceu ha quase 27 anos mas tudo esta bem nitido na minha cabeca.
Nessa epoca eu trabalha na Crelit na Rua do Comercio no centro de Maceio.

Sergio Sandes

20 comentários:

  1. Serioooooooooooo, uma duvida , o que este nobre
    politico tem a ver com a sopa?

    hihihihihihihihihihihihhahahahahahahahahehehehehehohohohohuhuhuhu.

    assinado:
    Passarinho

    ResponderExcluir
  2. Talvez nao tem nada ha ver com o Sopa mas foi algo que eu vivi, entao meti na sopa! Por acaso voce pede uma mosca pra pousar na sopa?

    ResponderExcluir
  3. Gostei da história, não sabia da mesma.
    O detalhe do peito da Fafá, também.
    Coisas que só Sergio sabe contar.
    Você vivenciou, então tem que contar, o "Sopa" é pra isso mesmo.
    KKKKKKKKKKKKK!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Bem, pelo menos voce me entendeu Petrucio. By the way, aquela sua foto com a Gisele ficou fantastica e eu todo orgulhoso do meu little brother mostrei pra minhas amigas de trabalho e elas disseram que voce e sooooooo cute!!!

    ResponderExcluir
  5. Sergio, voce está coberto de razão, quem teve o ´prazer´ de ir para o enterro do ´honestíssimo´ político Alagoano foi você. O SOPA tá aí para isso mesmo, relatar e dividir (e divertir)com os outros tudo (ou quase tudo) que já vivenciamos.

    Fui...

    ResponderExcluir
  6. Paulo, so estou quebrando minha cabeca pra lembrar quem foi comigo ao enterro, se foi Rita ou a Elizabete do seu Roberto. Ate hoje aquela musica soa na minha cabeca. Aquela procissao de carros na Fernandes Lima e o carro de som tocando a musica do Menestrel das Alagoas e muita gente cantando.
    Salvo nao me engano ele foi enterrado num dia de segunda e a data acho que foi 27 novembro daquele ano.

    ResponderExcluir
  7. Eu fui ao sepultamento de uma vizinha, não lembro o ano, sei que faz muito tempo, ela tinha 16 filhos, eu só conhecia 3, só que na hora do enterro estavam quase todos, pense na resenha na hora que o caixão estava sendo colocado na cova, começou a agitação dos filhos, de alguns era quase de briga, um falava que ela tinha morrido e não tinha realizado o sonho de ter recebido o PDV(indenização), fotos e mais fotos sendo tirada do caixão, uma filha se jogou por cima do monte de areia que cobria o caixão... eu estava pocando para rir da cena... Que Deus me perdoe!

    ResponderExcluir
  8. Rita, quando um pobre morre o povo grita, rincha, faz escandalo pra que todo mundo fique sabendo que alguem morreu da familia.
    Enterro de rico e' diferente, o povo sussura, vai no banheiro, coloca colirio no olho pra dizer que estava chorando. vai ao banheiro outras vezes pra checar se a maquiagem ainda esta perfeita e se o cabelo esta arrumado. Rico tambem fica bem caladinho pra ter certeza que outros entes nao sabem da morte do dito cujo pra ficar com tudo(heranca) e quando o outro descobre que tinha direito a algo ai vai pra justica! hahahha

    ResponderExcluir
  9. Concordo com Sergio! Enterro de pobre é um horror!

    Alguém próximo do morto sempre desmaia e grita que quer ir junto (mas sempre desiste, é lógico!);

    Alguém fica perguntando o tempo todo: por quê? por quê isso aconteceu? Ainda ontem ele(a) estava tão bem! (sim, mas hoje...);

    Alguém fala que o morto era "uma ótima pessoa" (os defeitos aparecem aos poucos?);

    Alguém diz: "nem parece que morreu, parece que está dormindo!" (só por causa dos olhos fechados?).

    E assim o enterro prossegue... Chega a ser cômico mesmo...

    ResponderExcluir
  10. Adilma, algo tem morbido que aprendi durante a minha viagem a Finlandia e' que quando alguem morre por la, os familiares tiram fotos do defunto no caixao e alguns dias depois mandam para todos aqueles que compareceram ao velorio. E' mole?

    ResponderExcluir
  11. Sergio,

    Cada louco com sua mania. Não é mesmo? No México, no início do século passado, era também comum tirar fotos de criancinhas mortas no caixão. Achavam que as almas dos pequenos ficavam "aprisionadas" nas fotos.

    Acredito que a própria família guardasse, considerando que fotos naquela época era algo complicado. Acho que esse ritual já não ocorra mais.

    Nos EEUU, mais precisamente em Nova Orleans, os enterros são realizados com fanfarras: músicos vão tocando marchas e as pessoas em passos cadenciados seguem o cortejo.

    Por aqui só enterro de pobre é esquisito... Que Deus me perdoe!!! Rsrsrsrsrsrsr

    Bj!

    ResponderExcluir
  12. Ha muitos anos atras a agencia de garcons aonde eu trabalhava em Londres me mandou para um festa privada em Wimbledon e eu achava que estava indo ao famoso torneio de tenis. na realidade a casa aonde trabalhei ficava logo do lado das famosas "courts de Wimbledon" o que eu nao sabia e' que iria trabalhar num festa funeraria. Basicamente todos os convidados estavam esperando a familia que havia ido para o crematorium e ao retornar tiveram uma recepcao de champagne ao lado da piscina e por toda a casa. A champagne e os canapes foram em excessos e muita musica tocada no piano. Um dos meus amigos sabia que naquela epoca eu estava cantando no Coral da Orquestra Philarmonica de Londres e quando a mulher soube perguntou o que eu poderia cantar e acabei cantando O Sole Mio. Quando terminou a festa ganhei uma bela gorjeta. Foi a melhor festa de funeral que ja fui. Rezei pra ter mais defuntos e mais festas mas essa foi a unica que fui por aqui. ahahah

    ResponderExcluir
  13. Rezar pra ter mais defuntos?
    Aí é sacanagem, Sergio!
    KKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Defunto rico e' claro Petrucio!
    Como mesmo disse Adilma: Funeral de pobre chega a ser comico!

    ResponderExcluir
  15. Tomara que essa moda chegue ao Brasil Sergio!

    Apesar de ser algo mórbido mesmo (pensar no próprio funeral) eu gostaria de ser cremada e que após a cerimônia as pessoas se reunissem para uns drinks. Que chic! Rsrsrsrsrsrs

    Já disse à Bia que se eu for antes dela quero ser maquiada, arrumada, e ter uma caixão cheio de flores. Como tenho pavor a lugares fechados (acho que sofro de claustrofobia) prefiro a cremação.

    ResponderExcluir
  16. Adilma, como vc deve saber aqui no Reino Unido todo mundo se reune depois do funeral para beber(cerveja, champagne,etc) e comer. Geralmente a familia do morto oferece um buffet. Eles apenas estao celebrando o que a pessoa viveu e acho isso muito legal. Porque ficar berrando, se maltratando quando todos sabemos que mais cedo ou mais tarde teremos que ir? Fique imaginando vivessemos por toda eternidade(carnalmente) o planeta sairia de sua axis!
    Tenha um otimo dia!
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Sérgio,

    A resposta da mosca na Sôpa foi original demais,
    arretado.

    ResponderExcluir
  18. É tudo muito lindo, porém, o filho deveria ter aprendido a valorizar toda essa luta que o pai teve, já que o pai não foi lá essas coisas toda, isso é outra história, hoje o Théo detém uma fortuna incalculável e massacra todos os servidores públicos, eu acredito que todo governador tem um ódio expressivo dos servidores, na minha opinião deve ser porque ele não consegui comprar.

    ResponderExcluir
  19. Por falar em enterro, mariairrita certa vez, num velório ela foi com as revistas do Avon, tupperware, era um tal de choro aqui e acolá e mariairrita é assim mesmo olhe chegou produtos de promoção da tupperware, e lançamento da avon, eu lhe dez dias pra pagar, essa é demais,kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  20. Naquele dia da morte do menestrel das Alagoas,Eu tendo ingressado na briosa PMAL, em 07/01/1983 fui escalado para a guarda fúnebre e salva de tiros no cemitério parque das flores , pela Cia de Guarda CPGD, na época SdPM , hoje 1°sgtR/R se alguém tiver fotos da época manda pro meu email, dacosta.correia@hotmail.com

    ResponderExcluir