sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Peraltice


Anos 70. Eu estudava no Colégio Central na época (bons tempos), 3º ano do ensino médio e, como toda adolescente, tinha uma turminha dos quais só tenho notícia de um atualmente. Nas aulas vagas, o que era muito comum, ficávamos reunidos inventando o que fazer para “matar o tempo”.

Num desses dias um colega contou que um mendigo cuja perna tinha uma enorme ferida e esmolava próximo era um grande mentiroso. Disse que viu o tal homem, que aparentava uns 30 anos mais ou menos, retirar um pedaço de carne (um bife) da perna e jogar fora. A perna era perfeita! O que o homem fazia era uma maquiagem! Como isso? Ele deixava o bife sobre a perna e passava uma bandagem em torno, simulando uma ferida aberta. Ficava perfeito. Aos poucos, durante o dia, insetos iam se aglomerando e o resultado de fato era algo muito repugnante. As pessoas se condoíam e davam esmolas que ele recolhia numa cuia de queijo, gemendo e com cara de quem sentia muita dor.

A princípio todos ficaram incrédulos, como era possível? E eu tive uma ideia: “Vamos desmascarar o ordinário!”. E contei o que pretendia...

Iríamos passar, em grupo, próximo ao mendigo e um de nós pisaria na perna doente do homem, em seguida deveríamos correr. Alguns ficaram com medo, mas instiguei o grupo e dois dias depois consegui por em prática o que pensei.

Assim fizemos. Viemos caminhando lentamente, sem medo nenhum, ao chegarmos perto (não me lembro quem) pisou bem em cima da ferida na perna estendida do homem. E... Corremos! Mais distante, próximo a um ponto de ônibus, paramos ofegantes e ficamos observando.

O safado levantou-se, começou a correr, a bandagem caiu, o pedaço de bife ficou no chão. Começamos a rir. Entramos na escola. Nunca mais vimos o tal mendigo na área.

Hoje em dia fica a pensar: e se fosse mentira do colega? E se fosse mesmo uma ferida?

Adilma

7 comentários:

  1. Adilma, eu acredito quem tem mendigo que faz mais dinheiro do quem trabalha.
    Ha alguns anos atras o the Sun(um famoso jornal Londrino-de pobre!)acompanhou um mendigo que pedia dinheiro na London Bridge(Ponte de Londres) por onde todas as manhas passam milhares de pessoas que trabalham na City(Centro Financeiro Londrino). Ele so "trabalhava" de segunda a sexta das 7:30-9:30 e das 4-7pm. Voce tem ideia de quando o cara fez?
    Mais de 39.000 mil libras no ano isso sem pagar um centavo de taxa e ainda ganhava comida(mais sandwich) das pessoas que passavam. Um detalhe: O cara ainda passou 1 mes de "ferias" na Costa Del Sol(Sul da Espanha) e' mole?!!

    ResponderExcluir
  2. Mendigo londrino chic! KKKKKKKKKKKKKKK

    Na minha época de faculdade tinha um cego que ia de sala em sala pedir dinheiro para fazer um transplante de córnea em Belo Horizonte. Ele percorria todo o campus, de faculdade em faculdade.

    Anos mais tarde, já formada, fiz um curso na Faculdade de Administração da UFBA. Encontrei o mesmo cara, contando a mesma história e pedindo dinheiro.

    Eu perguntei a ele na frente de todos se já não tinha conseguido juntar o valor necessário. Ele desconversou e foi embora.

    ResponderExcluir
  3. Sergio,

    No câmbio de hoje esse mendigo de Londres está faturando cerca de 9 mil reais/ mês. Renda muito boa, diga-se de passagem.

    ResponderExcluir
  4. Sergio & Adilma, isso fez me lembrar de um cearense que passou anos pedindo dinheiro em shopping center de Fortaleza dizendo que era pra comprar uma REDE, até que um dia um cara questionou: ô seu Fio de raparigra, que bixiga de rede que vc. quer comprar que custa tanto dinheiro ??? Aí o cara de PAU, respondeu com maior tranquilidade:
    :
    :
    :

    É a rede GLOBO !!!

    ahahahahahahahahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  5. Adilma, foi imagine que quando o cara estava fazendo 39.000 por ano a cotacao da libra em relacao ao Real era numa faixa de 5.00 ou seja, ele estava fazendo uma fortuna. Eu deveria ter seguido a carreira do mesmo. Pelo menos por alguns anos. hahahhahah

    ResponderExcluir
  6. Paulo,

    Que resposta essa heim? Aqui rindo... Tinha que ser cearense. Povo tão bom...

    ResponderExcluir
  7. Paulo mô fio!
    Só podia ser você, para sair com uma dessa.
    kkkkkkkkkkk muito melhor que o Casseta e Planeta.
    Você é demais cara. Me orgulho de ter um sobrinho
    assim. Quem ficar perto de vc. não fica triste mesmoooooooooo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Que saudade de você.
    Beijos mil!!!!

    ResponderExcluir